PAPALEAKS SOBRE O CELIBATO

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Vazamentos jornalísticos do Vaticano.

Seguindo o exemplo de Martinho Lutero, uns 200 teólogos e teólogas da Alemanha, Áustria e Suíça, intelectuais das mais reconhecidas universidades, firmaram um manifesto dirigido ao Papa Bento 16 pedindo uma profunda reforma da igreja católica. Os signatários reclamam o fim do celibato, o sacerdócio feminino, a participação dos fiéis na eleição dos bispos e que se aceitem as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

RADIALISTAS não só apóia este manifesto, como acaba de receber um vazamento sobre este tema do celibato que lhes oferecemos com exclusividade.

LOCUTOR Emissoras Latinas apresenta… seu boletim informativo!

EFEITO SINAL INFORMATIVO

LOCUTORA Última hora. Vazamento de última hora. Acaba de chegar um documento secreto sobre a já famosa e polêmica página web PapaLeaks.net, neste caso referido à lei do celibato que impede os sacerdotes católicos de se casarem.

LOCUTOR Como nossa audiência sabe, o papa Bento 16 e outros papas que lhe precederam têm feito uma férrea defesa desta lei dizendo que é…

BENTO Um dom divino, uma altíssima vocação que permite o sacerdote viver plenamente sua consagração a Deus.

LOCUTORA No entanto, os documentos que acabamos de receber trazem a luz outros motivos não tão espirituais que estariam por trás da tão questionada lei do celibato.

LOCUTOR Uma lei que é a principal causa, segundo analistas, de tantos abusos sexuais e crimes de pedofilia cometidos por milhões de sacerdotes em todo o mundo.

LOCUTORA Escutem com atenção estes reveladores dados. As vozes correspondem a nossa equipe de produção.

CONTROLESICA DE ÉPOCA

NARRADORA No ano 580, o papa Pelágio Segundo ordenou que não perturbassem os sacerdotes casados sempre e quando não deixassem de herança as propriedades da igreja a suas esposas ou filhos.

PAPA Se querem ter mulheres, que as tenham. Mas que sejam concubinas. Se querem ter filhos, que os tenham. Mas nada de reconhecê-los. Os bastardos não têm direito a nada.

NARRADORA Séculos mais tarde, em 1559, o papa Pio Quarto recebeu uma carta do imperador Fernando de Habsburgo.

IMPERADOR Rogo-lhe, Sua Santidade, que permita aos sacerdotes e religiosos contrair matrimônio. Assim se comportarão melhor. Toda carne é corrupta, mas a corrupção dos representantes de Cristo é a pior de todas.

NARRADORA O papa não fez o menor caso a esta solicitação. Sua resposta foi um decreto no qual reafirmava o celibato obrigatório, revelando as verdadeiras razões econômicas que se escondem atrás desta lei:

PIO Com o celibato se assegura a obediência do clero… e se preservam as riquezas da igreja.

CONTROLESICA DE ÉPOCA

LOCUTORA A dupla moral. Temos documentação verificada de que este papa Pio Quarto, tão defensor do celibato para outros, tinha três filhos não reconhecidos e levava uma vida bastante libertina, cheia de escândalos sexuais.

EFEITO TELEFONE

LOCUTOR Emissoras Latinas às ordens…

MULHER Desculpem-me, mas não entendo o que vocês disseram nem o que disseram esses papas… o que tem a ver as riquezas da igreja com que os padres se casem ou não se casem?

LOCUTOR Um momento, senhora, nos está chegando uma mensagem de texto com esta pergunta: E não foi o próprio Jesus Cristo que deu a ordem para não se casar?… O que lhe podemos responder?

LOCUTORA Bom, que Jesus Cristo nunca proibiu o sexo nem o casamento. Tampouco a seus discípulos. Até são Paulo, tão contrario às mulheres, recomendava aos bispos ter cada um sua esposa.

MULHER E de que chapéu, então eles tiraram o celibato?

LOCUTOR Do chapéu do imperador Constantino. Este imperador, no século quarto, converteu o cristianismo em religião obrigatória.

MULHER E?

LOCUTOR Constantino, que era um safado, subornou os bispos e os sacerdotes presenteando-os com terras, jóias, palácios…

MULHER E?

LOCUTOR Se os bispos e os sacerdotes estavam casados e tinham filhos, as propriedades recebidas do imperador, seriam herança para suas famílias, não?

MULHER Então…

LOCUTOR Então, a única forma de proteger essas riquezas era impondo o celibato. Assim tudo ficava para a igreja. Não foram razões espirituais, mas econômicas.

MULHER Ou seja, que proibiram o matrimônio para defender o patrimônio. Entenderam bem?

LOCUTOR Entendi perfeitamente, senhora. Obrigado pelo telefonema. Vamos a um corte comercial e das Emissoras Latinas continuaremos informando.

EFEITO SINAL INFORMATIVO 

BIBLIOGRAFÍA
Outro Deus é Possível, capítulo 67, http://www.emisoraslatinas.net/guia.php?id=161067

PAPALEAKS SOBRE O CELIBATO

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.