PARTICIPEM NA RÁDIO!
Quer ganhar audiência, quer dinamizar teus programas de rádio?
A cada instante, recebemos no nosso consultório de produção radiofônica perguntas como estas:
─ Como faço minha radiorevista mais dinâmica?
─ Acho o meu espaço chato… como consigo ganhar mais audiência?
─ Tenho um programa esportivo. Como posso melhorálo?
─ O que me recomenda para dar mais brilho ao meu programa de ecologia?
E sempre damos a mesma resposta: que a audiência participe mais no programa!
Isto não é uma fórmula mágica, porque também é preciso saber administrar a participação da audiência. Abrir os microfones não garante o êxito. Mas sem abri-los, é impossível que teu programa seja popular.
Como a audiência pode participar em teu programa?
Pelo menos, através destes quatro caminhos:
1 O telefone ou celular.
É a forma de participação mais rápida, também mais cômoda. As pessoas ligam para o programa para pedir uma música ou uma saudação, para responder em uma entrevista ou perguntar em um consultório, para opinar em um debate ou denunciar em um espaço de intermediação. Só é preciso cuidar para que não liguem sempre os mesmos, as mesmas. Ou que não falem muito para que possam entrar mais ligações.
2- Mensagens escritas.
Outra forma de participação é através de mensagens de texto ou correios eletrônicos ou chateando com os animadores do programa. As redes sociais são também canais fantásticos para a interação com a audiência. Em zonas onde não há internet, as cartas e os bilhetinhos continuam cumprindo sua função de relacionar o público com os locutores e locutoras.
3- Gente na rádio.
E por que não convidar a audiência para visitar, fazer-se presente na própria emissora? Assim poderão conhecer a rádio e participar ao vivo nos debates, mesas redondas, concursos… Não é preciso ter medo que as pessoas ingressem na cabine de produção ou inclusive na master (se lhes avisar que não devem comer batatas fritas ou tocar nos equipamentos). Se a cabine é pequena, procure uma sala próxima ou um auditório e coloque os microfones para fora.
4- A rádio no meio do povo.
Mas, a participação mais legal da audiência é quando levamos os microfones ao mercado, à praça, ao clube de jovens, ao ponto de ônibus, ao campo de futebol. Não esqueçamos que a melhor rádio se faz fora da rádio. E que o elogio mais lindo que receberá tua emissora é quando digam que é uma rádio da rua.
Para dinamizar teu programa de rádio, para ganhar mais popularidade, não basta a participação da audiência. Tem que inventar outros recursos informativos, cenas dramatizadas, surpresas técnicas, travessuras radiofônicas. Mas comece por abrir o espaço à palavra de teus radiouvintes. Assim deixarão de ser “radiouvintes” e se tornarão “radiofalantes”. Você vai ver como fará a diferença.