PERSONAGENS INESPERADOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Friamente planificados pelos responsáveis do programa, mas que dão um ambiente de frescor e leveza ao espaço.

Nossas cabines tornaram-se muito sérias. Entram nelas os entrevistados para dar suas opiniões, os jornalistas para ler suas notícias, os políticos para fazer seus discursos. Às vezes, entra o diretor para nos dar uma bronca por uma brecha que deixamos.

E se chegassem outros visitantes? Por exemplo, uma locutora está animando seu programa matinal. Está apresentando um disco e, nesse instante, sem pedir permissão, entra na cabine “de surpresa” uma velhinha espaventosa:

– Posso entrar, minha filha?
– Aqui sempre se pode, vovó. Diga-me o que tem para gente?
– Ai, minha filha, se soubesse o que eu sei!
– O que a senhora sabe, vovó?
– Aconteceu uma virada na disputa pela prefeitura…
– Não me diga? Venha, venha e conta para nós, vovó…

Em poucos minutos, a recém chegada conta à locutora esta notícia ou comenta qualquer novidade do bairro. A velhinha é, talvez, a recepcionista da emissora fingindo a voz como vovozinha. E o que fez é um verdadeiro “boletim de notícias”, mas de uma forma inovadora, original.

Outro exemplo. O locutor está falando de qualquer coisa e escuta uma bolada na cabina.

– O que está acontecendo aqui, quem está fazendo este barulho?
– Eu, mano, um torcedor do Brasileirão e trago em primeira mão os resultados da partida. (SEGUE BATENDO BOLA)
– Entra, entra, mas cuidado com a bola para não quebrar os microfones…

O esportista (que na verdade é o chofer da rádio ou um amigo do locutor) entra na cabina, ri um pouco, diz os resultados da partida, e sai por onde entrou. É uma informação esportiva, mas expressa de forma humorística.

Um roqueiro pode irromper na cabine trazendo os últimos hits musicais. Um escoteiro ingressa e dá os últimos dados sobre o aquecimento global. Uma dona de casa chega furiosa com uma sacola de compras e mostra para o locutor quanto está o preço da batata e do arroz no mercado. Um bêbado distraído chega à emissora e começa a cantar e contar piadas. E um chofer traz dados sobre os acidentes do trânsito.

São “personagens inesperados”. Personagens friamente planificados pelos responsáveis do programa, mas que dão um ambiente de frescor e leveza ao programa.

Para este recurso não é preciso complicar muito a vida. E você pode envolver todo o pessoal da emissora para colaborar e rir um pouco.