QUEIMADOS COM TIJOLOS QUENTES

Radioclip en texto sin audio grabado.

França, 1840. China, 2007. O tráfico e a exploração de menores têm as mesmas características.

CONTROLESICA FRANCESA DE ÉPOCA

EFEITO TELETIPO

JORNALISTA Lyon, França, ano 1840. Informe do doutor Villarmé.

EFEITOSBRICA

NARRADOR São crianças muito pequenas, ocupadas nos fusos destinados aos carretéis mecânicos das máquinas de tecer. Encurvados, sem movimentos, sem respirar ar puro. Outras crianças fazem girar rodas que movem grandes mecanismos para novelar. Estes pequenos desvalidos têm amiúde os membros inferiores deformados. Permanecem 16 a 17 horas trabalhando de pé, em um recinto fechado, sem mudar de lugar. Não é um trabalho, é uma tortura.

EFEITO CHORO DE CRIANÇAS, CAPATAZ BATENDO NELAS

NARRADOR Têm apenas 6 anos, 8 anos. Uma multidão de crianças magras, desconjuntados, cobertos de farrapos. Vão descalços sobre o barro, sob a chuva, levando na mão ou sob a roupa, já impermeável por causa do óleo dos teares, o pedaço de pão que será seu único alimento até seu regresso.

CONTROLESICA FRANCESA MISTURADA COMSICA CHINESA

EFEITO SINAL INFORMATIVO

JORNALISTA China, junho de 2007. Um milhar de crianças escravas foi resgatado das fábricas de tijolos.

CONTROLESICA CHINESA

NARRADORA Crianças descalças que trabalham por mais de 14 horas por dia e só se alimentam de pão e água. Se estão muito cansados e baixam a produção, os supervisores pegam tijolos e batem na cabeça. Se a hemorragia se agrava, põem um pedaço sujo de pano para deter o sangramento, mas as crianças têm que continuar trabalhando. Padecem de espancamentos brutais todo o tempo. Alguns têm suas costas queimadas, marcadas com tijolos quentes. Se pioram e não há esperança de recuperação, são enterrados vivos. O mais jovem tem 8 anos.

EFEITO CHORO DE CRIANÇAS, CAPATAZ BATENDO NELAS

NARRADORA A maioria das crianças são enganadas ou seqüestradas por contrabandistas de Zhenzhou nas estações de trem, de ônibus, sob as pontes ou nas ruas. Logo são vendidas por 65 dólares para as fábricas de tijolos na província de Shanxi.

CONTROLESICA INFANTIL INSTRUMENTAL LENTA

LOCUTOR França, ano 1840. China, ano 2007. Mais de um século e meio depois da abolição da escravidão, o tráfico e a exploração de menores tem as mesmas características. E crescem no mesmo ritmo da pobreza e das máfias transnacionais.

LOCUTORA 16 de Abril, Dia Internacional contra a Escravidão Infantil.