QUEM DEVE QUEM?
Um grupo de economistas peruano calcularam a divida que Espanha tem com a America Latina… [ESPAÑOL]
LIBRETO
LOCUTORA Nestes dias, está celebrando na África do Sul a Terceira Conferência Mundial contra o Racismo. Estados Unidos e Europa estão muito irritados porque os países africanos reclamam justas indenizações pelos séculos de colonialismo que tiveram que suportar.
LOCUTOR Há uma década, quando Espanha se preparava para celebrar os 500 anos da chegada de Colombo a América, o Colégio de Economistas do Peru dirigiu uma carta ao Embaixador da Espanha solicitando que a tramitara com o Rei Juan Carlos.
LOCUTORA Nesta carta, os economistas peruanos faziam uma Reclamação Histórica do período Colonial.
LOCUTOR Os economistas calcularam somente três dívidas pendentes e bem documentadas: o resgate do inca Atahualpa, a rebaixa secreta das moedas feitas na Casa da Moeda de Lima no tempo do rei Carlos III, e os empréstimos forçados e nunca pagos que esvaziaram as Caixas da Comunidade dos povos indígenas.
ECONOMISTA Para conhecer o montante com exatidão, o que fizemos foi converter o valor das antigas moedas espanholas em dólares americanos. À cifra obtida, lhe aplicamos o juro oficial mais baixo, vigente durante a colônia, que era de 4 por cento simples. Isso, até 1824, época da independência. Daí à data presente, aplicamos o juro preferencial mais baixo que emprega o Fundo Monetário Internacional, que é de 4 por cento composto.
LOCUTORA Finalmente, se pode saber o montante da dívida que tem a Coroa Espanhola com as comunidades indígenas do antigo Império Inca. A quantidade ultrapassa os 647 bilhões de dólares.
LOCUTOR Nesta fabulosa cifra não se incluem os saques massivos cometidos pelos conquistadores nem os tributos que por séculos tiveram que pagar índias e índios.
LOCUTORA E este são somente no Peru e Equador. Quanto poderia reclamar México pelo roubado em Tenochtitlan? Quanto deveria reclamar Guatemala e Colômbia e todas as ilhas do Caribe?
LOCUTOR E o que diria Bolívia, o país mais saqueado da América? Entre 1503 e 1660, chegaram ao porto de Sevilha 185 mil quilos de ouro e 16 milhões de quilos de prata. As riquezas transportadas à Espanha em pouco mais de um século e meio ultrapassavam três vezes o total das reservas européias.
LOCUTORA E quanto deve Inglaterra e França e Portugal e Holanda e todos os países que participaram no comércio de escravos e que arruinaram o continente africano?
BIBLIOGRAFÍA
Diario La República de Lima, 29 diciembre 1991.