QUERIDA E ESQUECIDA CRÔNICA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Uma crônica é uma nota jornalística, mas que relata os fatos tal como sucederam cronologicamente .

Que é uma crônica? De praticá-la tão pouco, até já esquecemos seu significado. E sem dúvida, este formato é especialmente útil para a rádio e para os informativos radiofônicos. Vejamos em que consiste.     

A palavra crônica vem do grego kronos, que significa tempo . Uma crônica é uma nota jornalística, mas que relata os fatos tal como sucederam cronologicamente.

Em geral, quando redigimos uma notícia, por essa lei da pirâmide invertida que nos ensinaram e que se tornou um dogma jornalístico, começamos pelo mais importante, pelo que está ocorrendo neste momento. Suponhamos que vamos redigir uma nota sobre a gripe aviária. A tendência é começar com o último dado que nos chegou:

LOCUTOR Os anti gripais se esgotam e o pânico se apodera da Europa à medida que se confirma a presença da gripe do frango em corrais da Romênia, Grécia e Turquia.

A estrutura de uma crônica é diferente. Não segue a órdem ierárquica (de mais a menos), se não o dramático (de menos a mais). Uma crônica conta os fatos tal como foram sucedendo. Por exemplo:

LOCUTOR Tudo começou em 1997, em Hong Kong. Seis pessoas morreram de uma extranha enfermidade.

EFEITO FRANGOS PIANDO

LOCUTOR Logo se descobriu que uma mortal gripe que afetava aos frangos havia contagiado os seres humanos.

GOVERNANTE O perigo é terrível!… O único remédio é sacrificar um milhão e meio de frangos, patos, gansos, todas as aves do galinheiro.

E continua a crônica narrando como, a pesar das precauções tomadas, as aves migratórias se encarregaram de levar a enfermidade a outros países da Ásia Sudoriental. Recentemente, o virus foi detectado na Romênia, Grécia e Turquia.

Uma crônica não tem que ser muito longa. Não há que fazer cada vez a história completa da gripe aviária (isso já seria uma reportagem).

Uma crônica pode durar o mesmo que uma nota ampliada, alguns minutos. O que a caracteriza não é a duração , se não a sua construção interna, contar os fatos segundo foram ocorrendo no tempo.

A crônica maneira uma linguagem narrativa que permite ir incorporando efeitos sonoros, fundos musicais e até pequenos diálogos.

Ensaia, de vez em quando, uma crônica. Já verás o excelente resultado que te dá. Esta forma de redigir fará muito atrativa a informação. E te servirá também como treinamento para aprender a narrar, para ingressar aos apaixonantes formatos dramatizados.

QUERIDA E ESQUECIDA CRÔNICA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.