R4DIT

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Conheça este novo software de automatização de rádio Livre e com versões para GNU/Linux.

Em RADIALISTAS sonhamos em ver um dia todas as rádios e meios comunitários usando Software Livre. Primeiro, por razões éticas. Mas também por motivos tecnológicos: é muito mais estável e não tem vírus.

Até há alguns anos, a desculpa das rádios era que não existiam programas para editar áudio. Mas nos consta que muitas delas já operam Audacity e o multipistas Ardour. Nós mesmos levamos mais de dois anos produzindo todos os radioclips com estes dois softwares e tem sido uma maravilha.

O que nos faltava era um software automatizador, indispensável para poder colocar blocos publicitários ou musicais a determinadas horas sem ter que estar presente um operador para dar “play” no computador.

Hoje queremos compartilhar uma boa, ótima notícia. Acaba de nascer Radit 4. Ainda está em sua versão Beta (de teste) mas já pode ser descarregado desde: http://www.radit.org/net/

O genial de Radit é que é Software Livre sob licença GPL. Além disso, é grátis. Embora, se quiser, há uma opção em sua web para doar e que o desenvolvimento continue ativo.

Outro dos pontos positivos é que Radit 4 se parece muito em seu funcionamento a Zara Radio, esse programa gratuito, mas não livre, que quase todos nós radialistas usamos. Por isso, aprender a manejar Radit é coisa de 5 minutos.

Radit contém um módulo para as transmissões de música, outro para os eventos, duas janelas auxiliares e outra onde aparece o registro das músicas ou rodadas que tocaram. Pode incluir pisadores no início e final de cada música. Além disso, integra um módulo chamado Meteo com o qual terá em um instante a hora, umidade e temperatura de tua cidade sem necessidade de instalar e configurar outros programas.

Outra das grandes notícias é que a Fundação Radit também desenvolveu RaditCast, um programa que se entende perfeitamente com Radit e que permite fazer transmissões de Rádio pela Internet com ambas ferramentas muito facilmente.

E o melhor de tudo é que pode instalar Radit de forma simples na maioria de distribuições GNU/Linux. E se você ainda usa Software Privativo, há também uma versão para Windows.

Agora já não tem mais desculpa. Qualquer rádio tem as ferramentas necessárias para migrar para o Software Livre e liberar sua rádio.

Obrigado a Victor Algaba e a equipe da Fundação Radit por este presente tão necessário que nos fizeram. Agora vamos usá-lo, radialistas latino-americanos. Na página de Radit há um Fórum através do qual você pode fazer sugestões e contribuições. Mas tenham paciência. Lembrem que o programa está ainda na versão Beta e, por exemplo, ao programador de eventos lhe faltam algumas funções que acrescentar, embora o software já funcione estavelmente.

Visite o canal de Youtube de FundaciónRadit para saber como instalar e usar tanto Radit como RaditCast.

R4DIT

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.