SUBSIDIO DA VACA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

A quem beneficiam os TLC? A agricultura dos países ricos está subsidiada. Es uma concorrência desleal.

LOCUTORA Enquanto a terceira parte da humanidade sobrevive com menos de um dólar diário…

EFEITO MUNGIDOS

LOCUTORA … uma vaca europeia recebe uma subvenção de quatro dólares por dia.

HOMEM Um momento, um momento, locutora. Pode repetir o que disse, que eu andava meio distraído?

LOCUTORA Escuche bien, meu amigo . Disse que enquanto a terceira parte de os seres humanos vivem, melhor dizendo, sobrevivem, com menos de um dólar diário, uma vaca europeia recebe uma subvenção de quatro dólares por dia.

HOMEM Isso é incrível.

LOCUTORA Incrível mas é verdade. As vacas europeias e as norteamericanas vivem muito melhor que dois bilhões de seres humanos.

MULHER Se oouvi bem, senhorita locutora, você disse que essas vacas recebem uma “subvenção” de 4 dólares por dia. Como é isso de uma vaca subvencionada?

LOCUTORA Aí está o truquinho, minha querida amiga.

MULHER Que truquinho?

LOCUTORA O trucão, porque é muito grande.

HOMEM Explique-se mais claro para ver se entendo.

LOCUTORA Pois então lá vai mais claro, clarinho. Os governos da Europa e dos Estados Unidos subsidiam a seus pecuaristas e agricultores. Lhes dão dinheiro, lhes dão maquinárias, recursos… Assim podem manter baixos os preços do leite, do milho, da carne…

MULHER Então, as empresas gringas e europeias nos vendem esses produtos mais baratos… e não há quem possa competir com eles.

LOCUTORA Exato.

HOMEM Mas isso é uma concorrência desleal. Não são os gringos os que enchem a boca falando de livre comércio e de igualdade…?

EFEITO ESCALA AGUDA

LOCUTORA Amigo, essa é a mayor mentira que já ouvi. É maior que o nariz de Pinóchio. Quer que lhe conte um piadinha? Sabe quanto dinheiro injetam os países desenvolvimos para subsidiar sua agricultura e sua pecuária?

HOMEM Quanto, diga-me?

LOCUTORA Oiuça bem, não se me distraia outra vez: 350 bilhões de dólares anualmente!

EFEITO MOEDAS

LOCUTORA Por exemplo, cada ano um pecuarista norteamericano recbe do governo… 20 mil dólares!… Imagine-se você sendo presenteado com 20 mil dólares anualmente para melhorar seu negócio e manter baixos os preços!

EFEITO PORTA

MULHER E você que faz aqui?

MEXICANO Venho a recordar-lhes, meus companheiros, aquele ditado que diz “quando vejas as barbas do vizinho arder, ponha as suas de molho”.

MULHER Por que o disse, mexicaninho?

MEXICANO Porque no México nos enganaram faz dez anos com o conto do livre comércio. E vejam como estamos. Quantro milhões de famílias que antes viviam do milho, agora estão na miséria…México, o país onde nasceu o milho, comprando essa porcaria, esse milho transgênico às empresas gringas…

LOCUTORA Livre comércio, sim, mas para eles. Exigem que eliminemos as barreiras, os subsídios, as franjas de preços, que abramos as portas a seus produtos. Mas eles seguem subsidiando os seus.

EFEITO MUGIDOS

LOCUTORA Enquanto a agricultura dos Estados Unidos e Europa esteja subsidiada, os famosos “TLC” não serão “Tratados de Livre Comércio”, sinão “Truques de Ladrões e Corruptos”. E se não, que o digam nossas vacas, as do terceiro mundo.

SUBSIDIO DA VACA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.