TÂNIA O TEATRO É MINHA VIDA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Nasci para ser artista, costumava dizer minha mãe. No entanto, agora que tenho 18 anos, me proíbe, terminantemente, ser atriz de teatro.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

TÂNIA Eu era a atriz obrigatória da minha escola. Quando tinha 6 anos, fazia de princesinha,
bruxinha, aldeã e bailarina. Adorava atuar, imaginava que eu não era eu, que era… a personagem que estava representando.

MÃE (SUSPIRA) É a minha Tânia. Ta vendo? É a princesinha de vestido azul. A que vai
de braço com o príncipe.

CONTROLE MÚSICA EVOCAÇÃO

TÂNIA Atuando e dançando passaram os anos de colégio. Eu era uma estudante regular, às vezes saia bem, às vezes me reprovavam. Mas se era para atuar, as coisas eram diferentes.

PROFESSORA Você é uma ótima atriz, Tânia.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Quando terminei o colégio, minha mãe e meu pai, toda a família, estava ansiosa para saber que profissão eu queria estudar.

VOZES Professora? Médica? Contadora?

TÂNIA (PENSANDO) Eu despistava. (PAUSA) Ainda não pensei no assunto. Não sei.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

TÂNIA Claro que sabia. Tinha absoluta clareza sobre o que queria para minha vida. Inclusive, já estava estudando teatro.

EFEITO BURBURINHO

PROFESSOR Tânia, você será a Mãe Coragem.

TÂNIA Obrigada, professor. Adoro Bertold Bretch!

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

TÂNIA E Albert Camus, Eugenio O’Neill, a transgressora e feminista Eve Ensler e seus Monólogos da Vagina. E, é claro, o clássico dos clássicos, William Shakespeare.

CONTROLE MÚSICA ROMEU E JULIETA

TÂNIA (ATUANDO) “Já vais partir? O dia ainda está longe. Não foi a cotovia, mas apenas o rouxinol que o fundo amedrontado do ouvido te feriu. Todas as noites ele canta nos galhos da romeira. É o rouxinol, amor; crê no que eu digo”.

CONTROLE MÚSICA ROMEU E JULIETA

TÂNIA Romeu e Julieta! Toda uma tragédia amorosa. É isso que eu gosto no teatro. Um dia sou uma jovem apaixonada e no outro, uma revolucionária. Tragédia, comédia, viver muitas vidas… essa é minha vida. Estou certa disso e vou contar em casa.

EFEITO AMBIENTE CASA

TÂNIA Mãe… pai…

MÃE O que foi, Tânia?

TÂNIA Eu tenho que lhes falar.

PAI Que seriedade! Fale.

TÂNIA Vocês me perguntaram várias vezes o que eu vou estudar…

PAI Ah, o que você decidiu?

TÂNIA É… teatro.

AMBOS O que você disse?

TÂNIA Teatro, como ouviram.

MÃE Não brinca, filha.

PAI O teatro é um passatempo. Diga-nos que carreira você escolheu?

TÂNIA Disse teatro. Quero ser atriz. É uma profissão igual a qualquer outra.

MÃE Está louca, Tânia. Você vai morrer de fome. Além disso, as atrizes se tornam… libertinas.

TÂNIA Mãe!

PAI Para ser famosa terá que empregar outras armas… mais femininas.

TÂNIA Vocês estão super atrasados. O teatro é uma profissão, uma arte, exige esforço, disciplina, estudo. É minha vocação.

PAI Vocação para a pobreza e a putaria.

TÂNIA Pai! Que mente poluída a de vocês! Escutem bem, eu lhes disse para que saibam o que quero da minha vida, mas se não entendem, o problema é de vocês.

CONTROLE MÚSICA TENSA

TÂNIA A partir daquele dia…

PAI Tânia, não chegue tarde. Volte às 9 da noite.

TÂNIA Nove? Não, pai. É muito cedo, tenho ensaio e…

PAI Ah é? Então… às oito, entendeu?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Contra vento e maré, eu ia ensaiar e atuar. Fazia ouvidos surdos as reclamações e as proibições. De “linda filha” passei a “desobediente e rebelde”. Até que certo dia…

PAI Posso saber aonde você vai?

TÂNIA Tenho ensaio geral, pai.

PAI Ensaio de quê?

TÂNIA Teatro, o senhor sabe.

PAI Tânia, tua mãe e eu fomos muito claros. Até que você ingresse na universidade e estude uma carreira decente, não continuará com esse seu caprichinho.

TÂNIA Tenho que ir, pai. Tenho ensaio geral, já lhe disse.

PAI Nada disso. Vamos falar bem sério.

TÂNIA (IMPACIENTE) Agora? Estou atrasada, pai.

PAI Sim, agora. Esperemos a tua mãe que saiu.

TÂNIA Tenho que ir, pai. Não posso chegar tarde. Sou a atriz principal.

PAI (IRÔNICO) Que interessante! Mas antes de atriz principal, você é minha filha e tem que me obedecer. Sente e espere a tua mãe.

TÂNIA (FORTE) Não posso, pai. Tenho que ir ao teatro.

PAI Fique, Tânia. Já disse.

EFEITO CHORO TÂNIA

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

TÂNIA Meu pai não me deixou sair de casa e perdi meu papel na obra. Estou furiosa. Eu quero ser atriz, desejo de toda minha alma. Mas, e meu pai e minha mãe? Não quero continuar brigando com eles. O que posso fazer? Renuncio a minha vocação? E você, o que faria em meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

PAI Você é minha filha e tem que me obedecer. Sente e espere a tua mãe.

TÂNIA (FORTE) Não posso, pai. Tenho que ir ao teatro.

PAI Fique, Tânia. Já disse.

EFEITO CHORO TÂNIA

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

TÂNIA Perdi meu papel na peça e durante muitos dias não pude olhar na cara os meus companheiros de teatro. Odiava os meus pais por sua incompreensão, por serem tão conservadores.

CONTROLE MÚSICA TENSA

EFEITO AMBIENTE CASA

TÂNIA (SÉRIA) Vou à universidade, pai.

PAI Já passou a raiva? Algum dia você vai me agradecer por não ter permitido que você perdesse tempo no teatro.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Parti. Para universidade, sim, mas para o grupo de teatro da universidade. Já os havia conhecido e me aceitaram com eles. Eram rapazes e moças “estranhos”, de cabelos longos, roupas absurdas e muita alegria e irreverência. Se meus pais os vissem, me tirariam rapidinho dali.

PAI (REVER) A gente de teatro são vagabundos… drogados.

CONTROLE RÁFAGA DIVERTIDA

TÂNIA Não me importa o que digam meus “adorados” pais. Eu estou feliz com eles.

TÂNIA (PAUSA) Tchau, mãe. tchau, pai. Vou para a universidade.

CONTRO GOLPE MUSICAL

TÂNIA Mentia, mas, o que poderia fazer? Eles procuraram. Até que um dia…

EFEITO AMBIENTE CASA

MÃE Tânia… Nesta manhã fui procurá-la na universidade.

TÂNIA É.

MÃE Onde estava? A procurei na faculdade.

TÂNIA (TIMIDA) Estava na universidade.

MÃE Não me engane, Tânia.

TÂNIA Estava com o grupo de teatro, mãe.

MÃE Já suspeitava. Mentiu para nós sobre os estudos, que outras coisas terríveis estará escondendo que não sabemos?

TÂNIA Mãe!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA E naquela noite, me fizeram um julgamento…

PAI Você falhou conosco, Tânia. Que tipo de filha temos?

MÃE Está proibida de sair.

PAI Quer ser boêmia e morrer de fome? Pois vai aprendendo. De hoje em diante não receberá nada, nem dinheiro, nem comida. Nada. Vai ter que se virar sozinha.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

TÂNIA Chorei de raiva e tristeza. Eu quero ser atriz e devo ser fiel comigo mesma. Arrumei a minha mala, esperei que amanhecesse e fui embora de casa. Como dizem… o show tem que continuar.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

PAI Você é minha filha e tem que me obedecer. Sente e espere a tua mãe.

TÂNIA (FORTE) Não posso, pai. Tenho que ir ao teatro.

PAI Fique, Tânia. Já disse.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

TÂNIA O diretor de teatro ficou furioso comigo e perdi meu papel na peça.

DIRETOR Tânia, o teatro é uma coisa séria. Não podemos depender da permissão do pai ou da mãe.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

TÂNIA Tinha razão. Até ensaiar era difícil para mim.

EFEITO MURMÚRIOS

TÂNIA (REVER) Tenho que ir.

DIRETOR (REVER) Não terminamos, Tânia.

TÂNIA (REVER) Sinto muito, professor.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

TÂNIA Um dia sim e outro não. Cada ensaio significava uma briga em casa. Ainda assim, meus companheiros me deram outra oportunidade.

DIRETOR Tânia, você é uma grande atriz. Perdoaremos as faltas.

TÂNIA Obrigada, obrigada. Não os decepcionarei.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Mas os decepcionei. E também a meus pais. No dia da estréia, nem sequer fui ver a peça.

EFEITO AMBIENTE CASA

MÃE Não quer jantar, Tânia?

TÂNIA Não, mãe.

MÃE Sua prima ingressou na universidade. Minha irmã está orgulhosíssima da filha dela. Quando me dará essa alegria?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Fiquei ainda mais deprimida. E se tiverem razão e nunca puder viver de teatro? Terei que depender deles? Que vergonha!

EFEITO TELEFONE

AMIGA Tânia? Vamos ao teatro nesta noite?

TÂNIA Não sei. Talvez.

AMIGA Vamos, nesta noite decidirão as protagonistas da nova peça e você pode ser uma delas.

TÂNIA Obrigada. Vou tentar.

EFEITO DESLIGA O TELEFONE

TÂNIA É noite não fui. E nas outras noites também não.

MÃE (REVER) Minha irmã está orgulhosíssima de sua filha.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA As palavras da minha mãe ressoavam na minha cabeça dia e noite. Desse jeito vou ficar louca. Tenho que terminar com este tormento.

EFEITO AMBIENTE CASA

TÂNIA (RESIGNADA) Mãe, pai. Prestei para contabilidade.

PAI Tânia! Que maravilha!

MÃE Finalmente reagiu, filha.

EFEITO RISADAS DE AMBOS

TÂNIA Estou triste. Meu consolo é ver meus pais contentes e orgulhosos de mim. Não, não vou deixar o teatro. Só o postergarei. Depois de estudar contabilidade voltarei ao palco. Ou será muito tarde?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

PAI Você é minha filha e tem que me obedecer. Sente e espere a tua mãe.

TÂNIA (FORTE) Não posso, pai. Tenho que ir ao teatro.

PAI Fique, Tânia. Já disse.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

TÂNIA Fiquei deprimida. Meus companheiros nunca mais confiarão em mim. Falarei com o diretor.

EFEITO BURBURINHO, ENSAIO

TÂNIA Perdoe-me, professor. Meu pai me proibiu de sair.

DIRETOR O que você pretende fazer?

TÂNIA Não sei. Discutimos muito.

DIRETOR Conquiste-os.

TÂNIA Como?

DIRETOR Uma atriz tem imaginação.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

TÂNIA Meu professor tem razão. Ao invés de brigar, vou conquistá-los.

EFEITO AMBIENTE CASA

TÂNIA Ouça, mãe… (RECITANDO) “Detenha-te, sombra de meu bem esquivo, imagem do feitiço que mais quero, bela ilusão por quem alegre morro, doce ficção pela qual penosa vivo.”

MÃE O que é isso?

TÂNIA Você gostou? Serei sóror Juana Inés de la Cruz… É a peça que estou preparando.

MÃE Tânia, por Deus…

TÂNIA Mãe, não fica assim. Ouça… (CONTINUA LENDO) “Se o imã de tuas graças, atrativo, serve meu peito de obediente aço, para que me enamora lisonjeiro se de burlar-me logo fugitivo?”

CONTROLE MÚSICA SUAVE

TÂNIA Não se entusiasmou, mas a notei curiosa. Provarei com meu pai.

EFEITO AMBIENTE CASA

PAI O que você estuda tanto?

TÂNIA É que… sou a protagonista em uma peça.

PAI Outra vez com isso?

TÂNIA Pai, já o decepcionei alguma vez?

PAI Está quase.

TÂNIA Papai, papaizinho lindo. Não fique assim. Ouça… (RECITANDO) “Se o imã de tuas graças, atrativo, serve meu peito de obediente aço, para que me enamora lisonjeiro se de burlar-me logo fugitivo?”

CONTROLE MÚSICA SUAVE

TÂNIA O que achou, ficou bom?

PAI Oh… sim. Muito bem. Mas com o teatro você vai morrer de fome.

TÂNIA (DRAMATIZANDO) Morrei de infelicidade se não aceitar. Sofrerei,
perderei a alegria de viver… Oh, Deus! Ajude-me a convencer o meu pai.

PAI Que drama! Está louca, Tânia… (RISOS DE AMBOS)

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

TÂNIA Meu pai estava de bom humor. Nem se irritou nem me mandou calar a boca. Vou propor-lhes a prova máxima…

EFEITO AMBIENTE CASA

TÂNIA Pai, mãe, no sábado estrearemos a peça.

PAI Tânia, pode parar…

TÂNIA Gostaria que fossem me ver.

PAI E MÃE O quê?

TÂNIA (DRAMATIZANDO) Saber que me acompanham me dará segurança… faria a melhor atuação da minha vida. Seria feliz. Tenho os convites. Por favor… por favor…

MÃE Está bem, Tânia. Só desta vez.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

EFEITO BURBURINHO E APLAUSOS

TÂNIA Minha mãe e meu pai estão aqui. Tenho medo e alegria ao mesmo tempo. Espero que hoje percebam o que o teatro significa para mim.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. **********************************

*Guia para o debate*

_Nasci para ser artista, costumava dizer minha mãe. No entanto, agora que tenho 18 anos, me proíbe, terminantemente, ser atriz de teatro. Eu não posso viver fora do palco, mas também não quero brigar com a minha família. Renuncio a minha vocação?_

* _Primeira solução: Diante da incompreensão de seus pais, Tânia será fiel a sua vocação mesmo que isto custe abandonar a sua família._
* _Segunda solução: Tânia ouve seus pais e ingressa na universidade mas sem esquecer o teatro. Algum dia regressará ao palco._
* _Terceira solução: Tânia conquista seus pais fazendo-lhes descobrir o teatro e sua verdadeira vocação de atriz_

p=. **********************************

*Vocação profissional*

É a descoberta de quem sou, como sou e até aonde vou, e forma parte de um processo que dura toda a vida. A vocação resulta das capacidades, as aptidões e a personalidade de cada mulher e de cada homem.

*Conselhos para escolher uma profissão*

* Auto-avaliação. Pergunte-se o que você mais gosta de fazer na vida e analise teus pontos fortes e fracos.
* Imagine-se exercendo esse trabalho.
* Dedique tempo para pesquisar. Informe-se das carreiras que existem em teu país ou no exterior e quais universidades a possuem; o tempo que requer de estudo e seu custo econômico, assim como de possíveis ajudas econômicas.
* Fale com profissionais e estudantes das áreas que te interessam. Te orientarão e te explicarão prós e contras.
* Ouça os conselhos e sugestões de familiares e amigos e faça com que formem parte do processo de eleição, mas que seja você a tomar a decisão final.
* Escolha uma carreira que realmente te apaixone. Lute pelo que você realmente gosta, será muito mais fácil.

*Falsas ideias*

O cinema, a televisão, a publicidade e o desconhecimento fazem surgir falsas ideias sobre algumas profissões. Cria-se assim estereótipos que disfarçam a realidade e para rompê-los, é necessário conhecer bem o que se esconde por trás de cada trabalho e evitar ideias preconcebidas.

*Respeito à decisão pessoal de filhos e filhas*

Escolher uma profissão é um momento difícil na vida dos adolescentes. Por isso, buscarão conselho em pessoas que têm mais experiência e os pais deverão estar preparados para:

* Entender suas motivações
* Respeitar as razões pelas quais escolheram uma profissão
* Evitar pressioná-los para que façam o que eles não puderam realizar
* Respeitar seus projetos mesmo que não concorde com eles
* Compreender a dificuldade que os filhos têm para tomar uma decisão

bq. _“Aí onde se cruzam teus dons e as necessidades do mundo, está a vocação”._
– Aristóteles, filósofo grego.

*Para completar…*

* Os professores e professoras conhecem as capacidades de seu alunado, seria útil pedir-lhes conselho?
* Existe algum serviço em tua comunidade que ofereça orientação profissional?
* Lembre casos de garotas da localidade que tiveram que superar obstáculos para desenvolver sua vocação

*Como usar este programa?

1.Apresentar o tema.
2.Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3.Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4.Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5.Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6.Você também pode convidar uma mulher que, apesar das dificuldades, se sinta feliz por ter seguido sua vocação.
7.Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.