TIRE-ME DAQUI
Com que direito os retemos nessas prisões chamadas de zoológicos aos chimpanzés, nossos primos irmãos?
NARRADORA Lucy foi educada no Quênia em uma família de biólogos. Desde bebê viveu com eles, dentro da casa, e lhe ensinaram a comunicar-se com a linguagem de sinais dos surdo mudos.
EFEITO GRITOS ALEGRES DE MACACO
NARRADORA Para expressar uma ideia nova, Lucy tomava dois sinais diferentes de seu vocabulário e os recombinava de forma quase metafórica.
EFEITO GRITOS ALEGRES DE MACACO
NARRADORA Ela chamava o melão de “fruta-bebida”. A laranja, “fruta-cheiror”. E uma cebola foi recusada com o qualificativo de “comida-chorar”.
CONTROLE MÚSICA AFRICANA
CIENTISTA Os chimpanzés não falam porque carecem do aparato fonador adequado. Mas está mais do que comprovado que possuem a capacidade de linguagem dentro de suas cabeças. Por exemplo, quando dizíamos a Lucy: “Vá à cozinha, abra a geladeira e coma uma banana”. E Lucy ia à cozinha, abria a geladeira e comia sua banana. E ao voltar, com sua linguagem de sinais, respondia: “Estava muito gostosa, muito obrigada”.
CONTROLE MÚSICA AFRICANA
NARRADORA Lucy, a chimpanzé, viveu os 20 primeiros anos de sua existência com sua família de biólogos. Mas depois, eles mudaram de emprego, tiveram que voltar para Londres e deixar Lucy na África.
GRINGO Adeus, amiga. Vão cuidar bem de você aqui. Adeus!
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
NARRADORA Muitos anos depois, um professor inglês especializado em surdo mudos estava visitando o Quênia e entrou em um jardim zoológico…
EFEITO RUIDOS DE GRADES E GRITOS DESESPERADOS
NARRADORA Metida em uma jaula, encontrou uma chimpanzé que passava o dia fazendo gestos furiosos para todo mundo. O professor se aproximou das grades e de repente ficou espantado. Não eram gestos furiosos, mas a repetição frenética de uma frase na linguagem de sinais.
EFEITO GRITOS DESESPERADOS
NARRADORA “Tire-me daqui”, dizia. “Tire-me daqui”. Era Lucy. Passou anos e anos suplicando para todo mundo sem conseguir que ninguém a entendesse.
CONTROLE MÚSICA TRISTE
LOCUTOR O famoso astrofísico Carl Sagan se perguntava: Quão inteligente deve ser um chimpanzé para que matá-lo constitua um assassinato? Com que direito retemos nessas prisões chamadas zoológicos aos nossos primos irmãos?
LOCUTORA Hoje só sobram uns 200 mil chimpanzés no mundo.
CONTROLE MÚSICA EMOTIVA
LOCUTOR Não recebemos a Terra de herança de nossos antepassados. A tomamos emprestado de nossos filhos e filhas.
Rosa Montero, www.lavoz.com.ar/2002/0623/suplementos/temas/nota103952_1.htm