TOMA-O COM CALMA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma saudação para ti, sem pressa, com a sabedoria do caracol.

HOMEM A primeira vez que viajei à Suécia, em 1990, um dos meus colegas suecos ia buscar-me ao hotel todas as manhãs.

SUECO Hi!… Come in, my friend!

EFEITO AUTO

HOMEM Estávamos no mês de setembro. Fazia frio e chuvia. Chegávamos cedo à empresa Volvo, onde ele trabalhava, e meu amigo estacionava seu carro muito longe da porta de entrada…

EFEITO APAGA O CARRO, PASSOS

SUECO Let’s go!… Caminhemos um pouco, vamos…

HOMEM O primeiro dia não disse nada. Tão pouco o segundo nem o terceiro. Depois, com um pouco mais de confiança, me animei a perguntar-lhe :

HOMEM Diga-me… vocês têm um lugar fixo para estacionar aqui?

SUECO Não. Cada um estaciona onde quer.

HOMEM É que notei que, mesmo cegando cedo e todo o estacionamento está vazio, tu deixas teu carro no final da rua.

SUECO Precisamente, meu amigo. Como eu chego cedo, tenho tempo para caminhar. Quem chega mais tarde, estará trazado e é melhor que encontrem um lugar mais perto da entrada. Não concorda?

CONTROLSICA NEW AGE

HOMEM Não podia acreditar no que estava ouvindo. Em que país do mundo estava?

SUECA Na Suécia. Sim, amigo, na Suécia estamos experimentando outro modo de vida, o que conhecemos como a cultura “slow”.

HOMEM Slow?

SUECA Slow significa lento, suave, tranquilo.

HOMEM O contrário de…

SUECA O contrário de “fast”, de pressa, urgente, o corre-corre. Por exemplo, na atualidade há um grande movimento na Europa chamado "Slow Food".

HOMEM Slow Food?

SUECA Comida suave. A Slow Food International Association, cujo símbolo é um “caracol”, tem sua sede na Itália e promove um estilo de vida diferente do modelo gringo…

VOZ Hamburguer and cook, please!…Oh, please, I have no time!

SUECA … enfatigar-se com uma hamburguesa e tomar-se uma gasosa, comer de pé, e sair a toda velocidade. Essa é a enfermidade do “fast food”.

HOMEM E o que propõe essa Associação?

SUECA O movimento Slow Food propõe tudo o contrário. Que as pessoas comamos e bebamos como pessoas, saboreando os alimentos, compartilhando com a família, com os amigos…

HOMEM Na comida, no trabalho e em todas as coisas, me imagino…

SUECA Claro, a base desta nova forma de viver consiste em questionar a loucura generalizada pela globalização, essa ansiedade de ter coisas e mais coisas, de pressa… quantidade de coisas… elevar o “nível” de vida em vez de melhorar a “qualidade” de vida…

HOMEM Ainda que, me imagino que os resultados não serão tão bons… Haverá menos rendimento nas empresas…

SUECA Ao contrário, meu amigo. Os trabalhadores franceses, mesmo que trabalhem menos horas, são mais produtivos que seus colegas estadounidenses ou britânicos. Porque na cultura do “slow down” se rende mais. Se trabalha mais e melhor quando estás a gosto. Não se lembra o que dizia os avósinhos?

AVÔ Veste-me devagar que tenho pressa.

SUECA Assim que… toma-o com calma.

CONTROLSICA ALEGRE

LOCUTOR Amigo, amiga: te felicitamos por haver escutado este radioclip até o final. Há muitos que o haverão deixado pela metade para "não perder tempo".

LOCUTORA Um saudação para ti, sem pressa, ao estilo slow, com a sabedoria do caracol.