TUA BOQUINHA VERMELHA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um impactante monólogo produzido pela equipe de Infante-Promoção Integral da Mulher e a Infância, Cochabamba, Bolívia.

HOMEM Eu te quero… desde que te vi; tão linda, sentada na porta de tua casa, desenhando com tua mão na terra. Pensei: “É a mulher mais linda que já vi em minha vida…

Possui uma casa linda, uma casa na qual gostaria de viver contigo e despertar de manhã e têla ao meu lado… E que me prepare o café da manhã ou eu o preparo para você, porque pode se queimar com a água e não quero que nada te faça mal.

Sim… tua casa é linda, linda como você. É rosada como o seu vestido e tem um jardim grande onde podemos desenhar na terra e onde posso te levantar e te girar como nos filmes e depois te abraçar, abraçar forte! Porque quero sempre tê-la por perto para poder cheirar seu cabelo e imaginar quando você o lava, imaginar

  quando se levanta e toma uma ducha, tira sua camisola e entra

  na água.

Quero ser a água que desce suave pelo seu colo. Quero ser a água com a qual você lava seu cabelo e teu corpinho. E quero que, pelas tardes, façamos doce de goiaba; gosto do doce de goiaba e sei que você também gosta de doces, porque te vi chupar uma bala e gostei muito de vê-la. Via tua boca, bem vermelha… chupar esse doce e quis ter tua boquinha perto de mim, beijar tua boquinha vermelha… Dar-lhe uma bala, que você a coma e depois beijar sua boquinha doce…

Por isso, porque imagino todas essas coisas lindas, não gosto que você se assuste tanto quando me vê todo dia trepado na árvore que está em frente a tua casa! É porque te amo e amo te ver todos os dias e te agarrar e te beijar! Por isso não gosto que você se assuste quando me aproximo de você, te digo que você é linda, que venha e pegue a sua mão, que não vou te machucar porque só quero tua boquinha, essa boquinha vermelha e doce!

  E não gosto que grite quando te agarro e te toco e te levo ao parque para te ver sem roupa e para te tocar e para fazer amor contigo!… Sim eu te quero! E não me importa que me bata e que me peça para te soltar, porque sei que no fim você vai me querer!

  …E não me importa que me diga que não gosta, que não me conhece, porque eu conheço você e sei que logo vai gostar.

E não! Não me importa que tenha 10 anos… para mim é como uma mulher, a mais linda do mundo!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Por trás de algumas palavras, por mais bonitas que soem, se ocultam terríveis pensamentos. Cuide de teus filhos e filhas do pensamento obscuro de outros porque são eles que se converterão no destino do mundo.

LOCUTOR Foi uma produção de Infante-Promoção Integral da Mulher e a Infância com o apoio de Hivos e Terre des Hommes-Holanda.

GUIA DE USO

Este roteiro trata o tema do abuso sexual infantil tomando como referência diferentes documentos e, sobretudo, documentários onde se mostram os contextos e as atitudes frequentes dos agressores. Assim, por exemplo, sabemos que é frequente que os pedófilos assegurem estar “apaixonados” por suas vítimas e que estas lhes pareçam “mulheres” e não crianças.  Por outro lado, este roteiro tem como objetivo a prevenção, principalmente, aos pais e/ou responsáveis de meninos e meninas, fazendo-os notar como podem ser vulneráveis seus filhos e filhas.

Como usar este clip?

OPÇÃO 1: Para transmitir fora de um programa

1. Antes ou depois do clip recomende aos rádio-ouvintes que para mais informação sobre o tema ou em caso de denúncias devem procurar as instituições pertinentes: Conselho Tutelar, Vara da Infância.

2.- Reforce a mensagem final do clip “é responsabilidade dos pais cuidar de seus filhos e filhas”.

OPÇÃO 2: Para transmitir durante um programa ou uma oficina

1.- Convidar pessoas especialistas relacionadas com o tema. Exemplo: um psicólogo, ou, advogado, um representante do Conselho Tutelar ou da Vara da Infância.

2.- Começar o diálogo falando das diferentes percepções dos convidados a respeito do clip que acabam de ouvir.

3.- Promover um diálogo em que os especialistas possam falar do agressor em diferentes aspectos: psicológico, legal e social.

4.- Abrir o debate sobre as diferentes maneiras de prevenir o abuso sexual infantil e o cuidado que os pais de família devem ter com seus filhos e filhas. Exemplo: Como reconhecer a um possível agressor a partir de seu comportamento? Quais são as recomendações que os pais, professores, irmãos maiores, etc., devem dar as crianças? Qual é a melhor maneira de falar com as crianças sobre a temática?

5.- Abrir um espaço para a intervenção do público ouvinte ou participantes da oficina através de chamadas telefônicas de consulta ou plenária aberta.

6.- Retransmitir ou ouvir de novo o radioclip antes das conclusões.

7.- Fechar o programa ou oficina com recomendações e sugestões para a prevenção do abuso sexual infantil.

RECOMENDAÇÃO FINAL: Se receber uma chamada de denúncia, encaminhe o caso ao Conselho Tutelar que existe em sua cidade ou país.  

BIBLIOGRAFÍA
Infante-Promoción Integral da Mulher e da Infância, www.infante.com.bo. Libreto de Daniela A. Elías com a interpretação de Enrique Escóbar e Cecilia De Marqui.