UBUNTU STUDIO (4)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Programas Livres para trabalhar desenho, queimadores, FTP, VoIP e Vídeo em Ubuntu Stuido.

Continuamos avançando nesta série de radioclips na qual vamos te guiando no caminho da libertação do Software Privado. No clip passado deixamos o Ubuntu Studio com os complementos básicos para funcionar. Mas antes de passar aos programas específicos de áudio, queremos partilhar algumas outras ferramentas.

Ubuntu Studio traz também um par de programas de desenho gráfico muito úteis. Gimp é o indicado para retocar fotografias. Inskape é um software livre para o desenho por vetores. Você encontra ambos em Início / Gráficos.

Se você se dedica a desenhar páginas web, pode complementar este pacote gráfico com Bluefish para programação web em php e html. Está no Gerenciador de Pacotes.

Brasero é o queimador pré-instalado em Ubuntu Studio. Outra boa opção é GnomeBaker que você pode instalar a partir dos repositórios do Gestor de Paquetes Synaptic.

Para as comunicações por chat ou VoIP há várias opções. Pidgin é das mais conhecidas e permite incorporar suas diferentes contas de chat em uma só. Se você usa Skype, não te preocupe. Apesar deste programa não ser livre, embora seja gratuito, tem também uma versão para GNU/Linux. Se quiser optar por páginas web que permitem bate-papo com diferentes clientes de mensagem da Internet, te recomendamos Imo.

Este tipo de aplicações baixadas da internet para instalar, costumam ter uma extensão .deb que é como o .exe dos outros Sistemas Operacionais. Com um duplo clique se instalam com toda facilidade.

Para transferir arquivos por FTP a melhor opção é Filezilla.

Se você trabalha com vídeo, anote as seguintes aplicações, todas instaláveis a partir do Gerenciador de Pacotes:

Kedenlive é um potente editor de vídeo. Muito parecido ao conhecido Sony Vegas. Trabalha com vários formatos tanto de áudio como vídeo. Também incorpora efeitos e transições.

WinFF é um conversor de arquivos de vídeo.

RecordMyDesktop y Kazam Screencaster servem para gravar tudo o que aparece em tua tela. Muito úteis para realizar tutoriais de programas.

Por último, te recomendamos ClipGrab, um programa simples com o qual poderá descarregar vídeos do YouTube e outros canais como Vimeo.

Este software é descarregado do site em um arquivo compactado. Ao descompactar, é possível que ao clicar duas vezes o programa não abra e dê um erro. Se isso ocorrer, com este ou com outros arquivos executáveis só é preciso colocar o mouse sobre o arquivo e clicar com o botão direito. Uma das janelas que aparece diz “Permissões”. Entre e ative a opção de: “Permitir executar o arquivo como um programa”.

Aos programas que você vai usar mais no trabalho radiofônico como Editores de Áudio, Reprodutores, Radio OnLine ou Automatizadores vamos dedicar os próximos radioclips.  

UBUNTU STUDIO (4)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.