UM RITO CRUENTO E BRUTAL

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

135 milhões de mulheres sofreram a extirpação total ou parcial de seus órgãos genitais.

EFEITO TAMBORES AFRICANOS

NARRADORA Meteu os dedos ossudos entre suas roupas e tirou uma navalha de barbear. Tinha sangue seco na lâmina… A anciã cuspiu na navalha e a limpou com seu vestido. enquanto isto, a mãe vendou os olhos da menina e a sentou sobre uma pedra plana. Abriram-lhe as pernas e uma dor aguda a paralizou.

EFEITO GRITO AFOGADO DE MENINA

NARRADORA A pequena tratou de não mover-se. Pensava que assim duraria menos o tormento. Para sua desgraça, as pernas lhe começaram a tremer, a sacudir-se sem controle. E desmaiou-se.

CONTROL TAMBORES LENTOS

NARRADORA Quando recobrou o sentido, á não tinha a venda nos olhos. Viu junto à anciã um montão de espinhas de acácia. A mulher as tomou e lhe fez várias perfurações na pele. Logo, tomou um pedaço de fio para coser-lhe a ferida. A menina não sentia suas pernas, mas a dor em seus genitais era tão intensa que desejou estar morta. Voltou a desmaiar.

CONTROL SIGUEN TAMBORES LENTOS

NARRADORA Depois de umas horas, abriu os olhos. Suas pernas estavam amarradas com tiras de tela, desde as pantorrilhas até a escadeira. Então, olhou a pedra. Estava banhada de sangue como si sobre ela houvessem sacrificado um animal. Ao coser-lhe os genitais, a ansiã lhe havia deixado um orifício, apenas do tamanho da cabeça de um fósforo.

CONTROLSICA AFRICANA TRISTE

LOCUTOR Para algumas culturas, os genitais femininos são malignos. A mulher é considerada impura. Não pode casar-se enquanto os tenha.

LOCUTORA A i
Infibulação ou mutilação de genitais femininos consiste no corte do clítoris, os lábios menores e parte dos lábios maiores.

LOCUTOR Se pratica em alguns países africanos e do Oriente Médio.

LOCUTORA Também sabe-se de casos ocorridos nos Estados Unidos e Europa, onde há um grande número de imigrantes africanos.

LOCUTOR 135 milhões de mulheres em todo mundo sofreram a extirpação total ou parcial de seus órgãos genitais. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde , OMS, anualmente correm risco de sofrer esta tortura, pelo menos, dois milhões de pequenas. Na África, 6 mil mulheres diariamente são mutiladas alegando razões culturais.

LOCUTORA Esta prática brutal é efetuada pelas avós o curandeiras anciãs que usam facas, tesouras e inclusive pedras afiadas. Não utilizam desinfetantes nem anestesia.

LOCUTOR As condições em que se realiza provoca que muitas meninas contraiam infecções, enfermidades como o tétano, ou morrem por hemorragias.

LOCUTORA As mulheres mutiladas ficam impedidas de por vida para desfrutar sua sexualidade.

BIBLIOGRAFÍA
Waris Dirie y Cathleen Miller, Flor del Desierto, Selecciones, 1999.

UM RITO CRUENTO E BRUTAL

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.