UMA MURALHA VERDE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Uma muralha de mãos amigas que defendam os animais da extinção.

Este é o primeiro capítulo da série Latinoamérica por la Vida, produzida por CIESPAL. Descarregue os outros capítulos de Radioteca.net:
http://www.radioteca.net/verserie.php/1596

ARLEQUÍN Amigos e amigas, eu sou Arlequín. Percorri o planeta terra de um lado a outro, mas como não posso estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por onde vou passando vou deixando microfones secretos para saber depois o que acontece.

EFEITO BOSQUE

ANIMAL 1 Era uma manhã de sol e eu estava brincando ali, na beira do rio, conversando com meus irmãos e outros amigos. Não estávamos fazendo nada de especial, simplesmente nos divertindo. E então eles chegaram… Aí começou o nosso pesadelo.

ANIMAL 2 Eu também estava nesse mesmo grupo e lembro muito bem. Primeiro, incendiaram tudo. Depois, a golpe de machado e serra, começaram a derrubar tudo que encontravam pelo caminho. Havia alguns recém-nascidos que queríamos proteger e por isso nos capturaram. Não sabemos o que vai acontecer com a gente, o que vão fazer conosco, mas, em todo caso, esperamos pelo pior.

ANIMAL 1 Vocês devem estar se perguntado: o que fizeram, que crime cometeram? Nada, juramos que não fizemos nada, todos nós fomos colocados atrás das grades. Ao companheiro ao lado simplesmente por cantar bonito e aí ficará até o final de seus dias. Agora o vejo triste, abatido, não creio que tenha muitas esperanças.

ANIMAL 2 E sabem do que me acusaram? De ter uma linda pele. Juro que não entendo. E embora tenha feito a viagem em companhia do meu filho, ele morreu pelo caminho.

ANIMAL 1 Eu, ao contrário, não voltei a ver nenhum dos meus familiares. Agora estou longe do lugar onde nasci. Na verdade, a única coisa que tenho é medo… Tenho medo! Você que está aí, sentado, escutando, talvez você possa me ajudar.

VOZES E a mim também. Talvez você pudesse salvar a minha vida… Faça algo por nós… Ajude-nos… Imploramos-lhe… Por favor, embora não sejamos amigos, embora não nos conheçamos… Estamos sozinhos… Tenho medo… Faça algo por nós, por favor, salve-nos…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ARLEQUÍN Escutaram essas vozes cheias de dor? Talvez logo vão morrer. São os animais, esses seres que às vezes achamos que não têm voz, que não podem comunicar-se conosco. Há muitos animais que vivem esse tormento e estão correndo o perigo de desaparecer porque são caçados, porque os prendem como mascotes, porque destroem seu meio ambiente. São centenas. Não, são milhares de espécies animas que correm o perigo de abandonar para sempre os céus, os mares, em duas palavras, nosso planeta.

CONTROLE GOLPE MUSICAL TRISTE

ARLEQUÍN Agora vejamos com o coração. Fechemos os olhos e abramos a imaginação.

EFEITO ONDAS DO MAR

ARLEQUÍN Estamos aqui, ao lado do mar. Parece infinito. Mas olhem bem, uma montanha está saindo das profundezas. O que é isso? É uma baleia, uma baleia azul… Olá baleinha!… Quero dizer, baleiona, uma palavrinha para nossos amigos.

BALEIA Sou uma baleia azul. O maior animal que já existiu sobre a terra.

ARLEQUÍN Maior que os dinossauros.

BALEIA Muito, muito maior. Meu coração é tão grande que quatro homens poderiam ficar de pé dentro dele.

ARLEQUÍN Isso, dona baleia azul, é um exagero.

BALEIA Não, não é, meu querido Arlequín. Uma pessoa adulta poderia nadar dentro de minhas artérias.

ARLEQUÍN Mas com seu tamanho, você deve ser a rainha dos mares.

BALEIA Era.

ARLEQUÍN Era?

BALEIA Sim, era a rainha dos mares. Mas agora somos poucas. Estão nos matando, estão nos extinguindo. Os barcos baleeiros são mais rápidos que nós.

ARLEQUÍN Sim, outros animais também me contaram agora pouco que os estão matando. Mas, o que podemos fazer, então?

BALEIA Podemos fazer muitas coisas, mas primeiro quero dizer que se nos matarem a todas, o homem perderá o maravilhoso espetáculo das baleias que cantam.

ARLEQUÍN As baleias que cantam…

EFEITO CANTO DE BALEIA

BALEIA Claro que cantamos.

ARLEQUÍN E dona baleia, será que podemos saber o que diz sua canção?

BALEIA Não, essa é uma canção de amor. Mas temos outras canções cantadas pelos golfinhos e os tigrinhos, os alcatrazes, as medusas, os jacarés. Cantam também as gaivotas, o caracol, o cavalo marinho, o condor, as borboletas e os tucanos. Todos cantam, cantam todos os animais que estão em perigo de extinção. Essa é a grande orquestra sinfônica da vida.

ARLEQUÍN E qual é a mensagem de seu canto, dona baleia?

BALEIA Formar uma muralha de mãos amigas que nos defendam. Para que não nos matem, para que não nos exterminem.

CONTROLE UMA MURALHA VERDE

BALEIA Silêncio, silêncio.

ARLEQUÍN O que foi agora, dona baleia?

BALEIA Gostaria de continuar cantando, mas escuta…

EFEITO SIRENE DE BARCO

ARLEQUÍN Isso é… Isso é…

BALEIA Sim, um barco, e pode ser um barco caçador de baleias.

ARLEQUÍN Hei, você aí, gaivota, venha… Não nos deixe sozinhos!

BALEIA Todos os animais se escondem até que o perigo passe, porque se continuarem nos matando, não sobrará nada. Bom, talvez só sobre o homem.

ARLEQUÍN Mas temos que fazer algo todos juntos.

BALEIA A muralha, façamos a muralha, a muralha para que não nos matem.

EFEITO TUNEL DO TEMPO

ARLEQUÍN Bom, já terminamos essa viagem. E agora, viemos do mar para a cidade, onde vive a maioria das pessoas. Bom, temos que lembrar o que disse a baleia.

SSARO Construir uma muralha.

ARLEQUÍN E quem é você?

SSARO Sou um pássaro, dos poucos que agora vivem na cidade. Já deve saber que também estão acabando conosco.

ARLEQUÍN E como fazemos a muralha para defender você, passarinho?

SSARO Já quase não temos o que comer nem onde viver. Então semeiem árvores que dêem flores e frutos, ponham em seus jardins, sobre uma tabuinha, frutas, grãos e água fresca.

ARLEQUÍN E isso é tudo?

SSARO Não é tudo, mas já ajuda bastante. E em troca desse pequeno presente inundaremos o céu e suas pupilas com a cor de nossas plumagens e encheremos os ouvidos com a música de nosso canto.

ARLEQUÍN Faremos isso, passarinho.

SSARO Mas não esqueça dos outros animais, nossos irmãos. Como salvar aos tigrinhos e às baleias, aos últimos elefantes e aos gorilas e as iguanas e aos jacarés?

ARLEQUÍN Isso só conseguiremos fazendo uma muralha verde desde o monte até o céu e do céu até a praia.

BIBLIOGRAFÍA
Latinoamérica por la Vida, série dirigida por Francisco Ordóñez para CIESPAL.