¡VIVA MULHER!

Radioclip en texto sin audio grabado.

O Conselho Municipal da Condição Feminina e a Coordenação Municipal de Saúde da Mulher, Belém do Pará.

EFEITO AMBIENTE DE HOSPITAL

MÉDICO Seu útero está muito mal e eu não sou santo pra fazer milagres… Não chore. Não é culpa sua… Enfermeira, leve-a para a sala de operações.

VINHETA MÚSICA DE TENSÃO

MULHER 1 Assim não podemos continuar, professor Edmilson. Como prefeito de Belém do Pará, o senhor deve zelar pela saúde dos cidadãos.

MULHER 2 Propomos duas coisas: um programa para prevenir o câncer de útero para todas as mulheres pobres.

MULHER 1 E outro para ensinar as enfermeiras, os médicos e todo o pessoal que trabalha na saúde, a tratá-los bem.

LOCUTOR Em 1997, a maior incidência de câncer uterino no Brasil se encontrava na região norte. E em Belém era causa de morte para 17 em cada 100 mulheres.

LOCUTORA Até então, não existia uma política pública dirigida à saude das mulheres.

MULHER 3 Enfermeira, faz 4 meses que eu fiz os exames. Quando vou saber os resultados?

ENFERMEIRA Não sei. Não temos reativos e os tubos de amostra estão quebrados. Venha outro dia para fazer um novo exame…

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Antes de tal situação, foi iniciado o programa Democracia na Saúde, elaborado por mais de uma centena de mulheres da localidade.

LOCUTORA A Secretaria Municipal assinou um convênio com o Ministério, através do Instituto Nacional do Câncer. Assim, nasceu o projeto Viva Mulher!

MÉDICO Entre, senhora. Vamos fazer seu checkup na sala ginecológica. Fique tranquila e à vontade.

LOCUTORA Foram implantadas novas técnicas para a prevenção e o tratamento do câncer uterino, com equipes médicas modernas e até computadores.

LOCUTOR Os funcionários e as funcionárias foram capacitados em gênero. E suas condições de trabalho foram melhoradas.

LOCUTORA Foram criadas as Caravanas da Saúde e foram realizadas assembléias com a população para receber denúncias e sugestões.

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA O serviço melhorou rapidamente. No mesmo ano, as Unidades Municipais de Saúde atenderam mais de 17 mil mulheres.

MUJER 1 O Conselho Municipal da Condição Feminina e a Coordenação Municipal de Saúde da Mulher celebram o Dia Internacional da Mulher e decidem que devem impulsionar o tema da saúde nos movimientos de mulheres!

EFEITO APLAUSOS

LOCUTOR Em 1998, o governo federal apresentou uma campanha para intensificar o programa de combate ao câncer cérvico-uterino. A Coordenação Municipal da Saúde da Mulher, ONG e organizações populares conseguiram atendimento para 50 mil mulheres.

LOCUTORA Também foram proferidas conferências sobre campanhas contra a violência doméstica e sexual, a legalização do aborto e contra o tráfico de drogas.

CONTROL MÚSICA BRASILERA ALEGRE

PREFEITO Mesmo que venha outro prefeito, o Programa está garantido e com um bom recurso financeiro. Logo teremos o Código de Saúde do Município. Parabenizo especialmente as mulheres que lhe dão vida e continuidade. Viva Mulher!

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Sim as mulheres querem… as mulheres podem!