VOZES, CONSELHOS E AÇÃO

Radioclip en texto sin audio grabado.

12 conselhos para dirigir a gravação de dramatizações. Aqui vão os 6 primeiros!

Atrizes e atores convocados, libretos prontos, microfones no ponto e todo preparado para o trabalho do dia.

E como quem segue conselhos, morre de velho… aqui vão os 6 primeiros!

1. A CONVOCATÓRIA

Convide a todos os locutores, locutoras, atores e atrizes ao mesmo tempo.

Assim pode gravar cenas mais reais e com maior interação, com murmúrios, festas, reuniões, ambientes…

Realize a gravação pela manhã. As gargantas estão mais frescas e repousadas.

2. AQUECENDO A VOZ

Inicie com um breve exercício para aquecer a voz, assim prepara teu instrumento de trabalho e evita lesões nas cordas vocais.

Por exemplo, pratique o exercício conhecido como “enxame de abelhas”: com os dentes fechados faça um som como o de um enxame. Sentirá como vibra toda tua cara e vai aquecendo a voz.


3. TRABALHO DE MESA

Muitas vezes a falta de tempo nos obriga a gravar e gravar, como máquina de fazer lingüiça.

Mas antes de começar a gravar, é bom trabalhar sentados fora da cabine. Neste trabalho de mesa, atores e atrizes lêem e relêem os libretos, os entendem, se questionam a respeito, sublinham as palavras que querem enfatizar, marcam onde podem “colocar cacos”, escutam as indicações do diretor e caracterizam o personagem que vão representar.

Não é “perda de tempo”, mas investimento de qualidade.

4. CACOS

É o termo que utilizamos para indicar aos atores e atrizes que devem apoiar-se com interjeições ou pequenas palavras que no final dão muita naturalidade à cena.

ÁUDIO SEM CACOS (Escutar)

Os cacos não necessariamente têm que estar escritos no libreto. São intervenções livres que os atores fazem de acordo com a situação.

Exemplo: O quê?… Como?… Não me diga!… Não pode ser!… Ah é?

5. ÁGUA FRESCA, VOZ FRESCA

Na medida em que avançamos na gravação a garganta se resseca e pode sujar a gravação.

É conveniente que atores e atrizes bebam água durante a gravação para ir limpando a voz.

Que não falte um copo de água fresca para cada participante.


6. VOZES, VARIADAS VOZES

As vozes são como as cores, cada uma tem um tom diferente. Uma voz doce aqui, outra de trovão acolá. Nas dramatizações, todas as vozes são úteis.

Por isso, você deve identificar para que serve cada voz. Desta maneira, dará imagem aos personagens e o ouvinte os identificará.

Uma voz mais grave serve para interpretar a um leão ou a um tigre. A mais aguda para falar como um passarinho ou uma abelha. Não se trata de ter vozes belas, mas educadas.

Por hoje é só. Na próxima entrega, veremos como dar vida a tuas cenas e diminuir o trabalho do pessoal técnico.