WIKIPÉDIA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Você conhece a melhor enciclopédia do mundo?

Quantas vezes você já ouviu isso de que “Wikipédia não é fonte confiável de informação”? Esta frase a repetem acadêmicos, professores de escolas e universidades que proíbem a seus estudantes de utilizar esta enciclopédia virtual para consultas.

Afirmam que Wikipédia está cheia de erros, que não se pode utilizá-la para investigações sérias. Cita-se a Enciclopédia Britânica como um exemplo, como uma fonte inquestionável.

Pois acontece que em 2005, a revista Nature fez um estudo comparativo entre a Enciclopédia Britânica e Wikipédia. As conclusões surpreenderão a muitos acadêmicos: as duas foram consideradas igualmente fiáveis, em ambas detectaram-se quatro erros graves.

Mas em um estudo mais recente, realizado por Epic com a Universidade de Oxford, se comparou a Wikipédia com a Encliclonet, a Britânica e a Árabe. O resultado: Wikipédia é a melhor enciclopédia do Mundo! Wikipédia, a enciclopédia de conteúdo livre que todos e todas podem editar!

A Wikipédia é uma construção coletiva do conhecimento. A cada dia sobem 2.300 artigos novos, tem uma atualização constante de informação, exige fontes e referências. Tem uma comunidade de wikipedistas de todo o mundo que contam a história desde os mais variados ângulos. Agora, graças a tão criticada enciclopédia, somos todas e todos quem relatamos a história. Várias vozes, culturas e, sobretudo, opiniões diferentes contam sua versão dos fatos.

Antes tínhamos que aceitar que nossa história fosse contada por uma só voz, um discurso enviesado, construído para favorecer os interesses dos mais poderosos. Será que a “inquestionável” Enciclopédia Britânica conta os fatos de forma objetiva? Como nos contarão os britânicos as guerras provocadas por banqueiros ingleses?

A Wikipédia não só está construída com uma variedade de opiniões mas também nos permite o acesso livre e gratuito ao conhecimento. Ao ingressar na Enciclopédia Britânica, queríamos ler o que dizem eles sobre a Guerra do Chaco, mas nos pede um registro que nos servirá somente para sete dias. Por sorte existe Wikipédia!

A história não se conhece nem se compreende através de um só historiador, mas de muitas vozes, especialmente as vozes dos vencidos. Isto é esquecido com bastante frequência pelos acadêmicos britânicos e de outras latitudes que contam e impõem seu ponto de vista. E já sabemos que todo ponto de vista é a visão a partir de um punto.

Agora temos uma alternativa. Obrigado, Wikipédia!

WIKIPÉDIA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.