WIÑAY PANKARA (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Eu comecei com o trabalho de produção com mulheres porque as mulheres sempre são discriminadas, marginalizadas, não tinham voz.

Rosa Palomino vive em Puno, junto ao grande lago Titicaca. É uma radialista apaixonada e nesta entrevista nos diz como aprendeu e como ensina a outras mulheres de sua região a fazer rádio.

CONTROLE ROSA CANTA

ROSA Meu nome é Rosa Palomino Chahuares. Já faz quase 20 anos que trabalho como comunicadora aimara, produzindo programas de rádio. Eu comecei meu trabalho como comunicadora aimara no ano de 1988… Meu programa se chama Wiñay Pankara, que em português significa Sempre Florescendo. Eu comecei o trabalho de produção com mulheres porque sabemos que as mulheres são discriminadas, marginalizadas, não tinham voz.

CONTROLE CANÇÃO AIMARA

ROSA Eu comecei a trabalhar com um projeto social com adultos. Depois disso trabalhei com crianças. Daí, encontrei uma ONG chamada ILLA. Com essa instituição trabalhamos com comunicação. Ângela Metzen, alemã, me propôs: Rosa, é possível que possamos fazer programas de rádio? Eu disse sim, assim, sem pensar. Mas no momento que me deram o livreto… eu sou aimara, falo em aimara e me deram um livreto em aimara. Eu não conseguia ler o aimara. Eu disse: o que está acontecendo? Quatro horas, cinco horas com o livreto aimara e eu estava misturando com o espanhol. Eu me rendi e comecei a chorar. Ângela me disse: não, você está chorando por que quer. Se você tem força de vontade, as coisas saem, ninguém nasce sabendo. Eu pensei que se chorasse eles iam me desculpar. E agora, o que eu faço? E continuei tentando. Na segunda tentativa, saiu. Então, surgiu o programa. Foi assim.

CONTROLE CANÇÃO AIMARA

ROSA Eu não tinha terminado meus estudos. Eu não tinha completado o ensino médio. Ângela me dizia: você, para trabalhar em comunicação, tem que terminar o ensino médio. Comentei isso com a minha família. Eu tinha medo, tinha que cuidar da casa, dos filhos, trabalhar na roça, achava que não ia dar conta. Com o apoio do meu marido e dos meus filhos consegui terminar. E depois, meus filhos queriam que eu fizesse a universidade. Cheguei a estudar jornalismo na Jaime e Bausate.

CONTROLE CANÇÃO AIMARA

ROSA Quando começamos este trabalho, começamos com o reconhecimento do gravador, como gravar, como retroceder, como adiantar, pausas, tudo isso. E as mulheres tinham medo de pegar no gravador. E por quê? Por que têm medo do gravador? Em casa, quando pegamos no rádio, nosso marido e nossos filhos nos dizem: vocês não sabem mexer vão quebrá-lo. Não, não pode mexer. E aí? Vamos ver. Mas que coisinha tem dentro desta caixinha? Terá cabecinhas de pessoas? Como será? Como é que ele fala? Abrimos, vimos, observamos e encontramos… Ah! Aqui está todo aberto, só tem fios, não há cabeça, nada! Eu não tenho a menor idéia porque as vovozinhas nos dizem isso. Viram só? Não estragamos nada, mexemos, abrimos, fechamos, e não quebrou. Uma irmã me disse: um dia esqueceram o rádio ligado e foram para roça e eu fiquei em casa. O rádio estava ligado, como meu filho vivia me dando bronca para não mexer, o deixei ligado o dia inteiro. À tarde, quando voltaram da roça, as pilhas já tinham acabado.

CONTROLE CANCÃO AIMARA

ROSA Depois com nosso trabalho, elas já ligavam o rádio. Agora, o ligam em casa? Sim, ligamos – diziam – agora que já sabemos do nosso programa, até nossos maridos e nossos filhos nos dizem: mamãe, teu programa. Mamãe, mamãe, teu programa. É que hora? Vamos cozinhar, rápido, rápido. Todos reunidos em casa para escutar. Todos escutando e dialogando o tema que está sendo tratado. E se estão escutando o programa que ela participou, dizem: você devia ter dito isso, isso não está bem, como você pôde ter se equivocado? Refletindo, refletindo todos na casa. Era uma lei para eles.

CONTROLE CANÇÃO AIMARA

ROSA Uma coisa muito importante, que nós trabalhamos constantemente com as mulheres é a capacitação. Estávamos na zona alta a 4 mil e oitocentos metros de altitude. Ela, Flora Chipana, estava pastoreando. Ela recebeu capacitações em rádio. Ela carregava seu gravador deste tamanho. Ia ao lado tocando as ovelhas, as lhamas e gravando ela mesma falando. Quer dizer, avaliando sua voz. Grava, ri, aperta. De novo, grava, ri e assim vai. Escuta sua voz: ai, isto está mal, não gostei! E novamente grava. Assim, está bom, e canta. Se eu tivesse visto como essa irmã estava fazendo, tinha tirado uma foto. Não é? Isso me intrigava, como ela fazia, suas lhamas, suas ovelhas, ela estaria caminhando enquanto fazia isso? Essas histórias elas nos contam na capacitação.

CONTROLE ROSA CANTA

ENTREVISTA
Rosa Palomino Chahuares, Radialistas Apaixonadas e Apaixonados, maio de 2007.