ALGUMAS GOTAS DE EGOÍSMO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Agora sou livre. Levanto-me de manhã e sorrio. Olho-me no espelho e me acho linda. Não choro mais.

NAZIFA É o que eu digo. A mulher que quer sair, sai. Eu me propus conseguir minha liberdade e a consegui. Quando uma mulher maltratada deixa a sua casa, sua vida não termina, mas começa.

CONTROLESICA ÁRABE ALEGRE

LOCUTOR Nazifa, espanhola de origem árabe, passou vários meses em uma casa de refugio e voltou lá para celebrar seus 37 anos com outras mulheres maltratadas que também percorrem o difícil caminho da liberdade.

NAZIFA Vivi com esse homem por 20 anos. No começo, quando a gente está iludida, não percebe a violência, pensa que é um momento de mau humor.

HOMEM (COM ECO) O quê? A comida ainda não está pronta? Deve ser porque você passa a manhã toda com as fofoqueiras das suas vizinhas.

NAZIFA Até que um dia…

HOMEM (COM ECO) Você é uma puta… uma qualquer… (GOLPES)

NAZIFA A primeira vez é um insulto. Depois, uma bofetada, chutes, estrangulamento. A gente abaixa a cabeça e se maquia para que ninguém perceba. Eles sabem que morremos de vergonha, que vamos nos calar.

CONTROLESICA TRISTE

NAZIFA E o sexo? O maltrato sexual te afunda, te faz sentir asco de você mesma…

HOMEM (COM ECO) Anda, que estou com vontade… Sua estúpida, não serve nem para isso…

CONTROLESICA TENSIONANTE

LOCUTORA O terror se apodera da mulher. Renuncia a tudo o que gosta. Obedece, agüenta, fica em um canto.

NAZIFA Fazem nos sentirmos culpadas. E se temos filhos, dizemos que é por eles que suportamos.

LOCUTOR A decisão de se separar é difícil.

NAZIFA Se você se separa, a sociedade te lança um monte de armadilhas. Olham-te com desconfiança, te exploram no trabalho porque você precisa de dinheiro, os homens querem aproveitar da “separada”, ninguém te aluga uma casa se você tem filhos.

LOCUTORA Algumas mulheres se refugiam no álcool, nas pílulas. Outras regressam dando ouvido a uma mentira escutada demasiadas vezes:

HOMEM (CÍNICO) Perdoa-me. Uma segunda oportunidade não se nega a ninguém. Vamos, vamos…

LOCUTORA Mas essa segunda oportunidade dada ao agressor – e a terceira e a quarta – pode converter-se em sua condenação a morte.

NAZIFA Depois da última surra disse para mim mesma: tenho que dar uma oportunidade para mim mesma. E fui embora. Fui para sempre. Desde então, grito para todas: você pode sair, você pode sair! Não retrocedam.

CONTROLESICA ALEGRE

NAZIFA As mulheres da casa de refúgio passaram horas e horas falando comigo, subindo a minha auto-estima. Senti a sua solidariedade.

EFEITO SININHO DE CRISTAL

NAZIFA As pessoas te dizem: seja boa. Pois eu digo não. Eu quero ser má, porque tudo o que me aconteceu foi por acreditar que tinha que perdoá-lo e sofrer e agüentar…

LOCUTORA Nazifa aprendeu a gostar de si mesma e a deixar de atuar em função dos demais. Algumas gotas de egoísmo para sobreviver.

NAZIFA Agora sou livre. Levanto-me de manhã e sorrio. Olho-me no espelho e me acho linda. Não choro mais.

BIBLIOGRAFÍA
Nuria Varela, Íbamos a ser reinas. Espanha: Ediciones B, S.A, 2003.