AS CAMPANHAS RADIOFÔNICAS (1)

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Como se monta uma campanha radiofônica?

Com frequência, uma emissora se vê envolta em uma campanha comunicativa. Pode ser que se some a uma promovida por organizações sociais ou pelo governo ou por agências de cooperação. Ou também, que a própria emissora tome a iniciativa e lance a campanha.

O que fazer, por onde começar? Como se monta uma campanha radiofônica?

Comecemos dizendo que a palavra “campanha” é suspeita. Soa a militar. Soa a impor uma ideia, não a propô-la. A persuadir as pessoas para que mude seu comportamento, não a convencê-la para que essa mudança seja responsável.

A lógica das campanhas publicitárias ou partidárias ou religiosas é bastante similar. Repetem e repetem slogans até dobrar a vontade dos receptores. Buscam clientes, buscam votos ou devotos. Não lhes interessa que as pessoas reflitam, mas que obedeçam a ordem dada. Como quem adestra cachorrinhos para que façam o que o treinador quer que façam. É simples propaganda.

Aqui falamos de campanhas educativas e mobilizadoras. Em uma emissora comunitária, alternativa, não queremos “domesticar” a opinião pública para que a audiência compre um produto nem vote em um candidato nem ingresse em uma igreja. Queremos que as pessoas pensem por conta própria e se convençam e exijam seus direitos.

Trata-se, pois, de que a audiência entenda as mensagens da campanha, que as sinta, que se motive e se aproprie deles, e que atue de forma comprometida. Estas campanhas, bem conduzidas, se convertem em um verdadeiro processo educativo e conscientizador.
Também nos referimos a campanhas de pressão cidadã para exigir transparência dos funcionários públicos, para denunciar a corrupção, para que os Diretos Humanos e os da Natureza sejam respeitados.

Uma rádio com vocação cidadã tem muito a aportar impulsionando estas campanhas. Mas, como fazê-las, como planificá-las?

No próximo clip, conheceremos os passos para realizar um bom plano de campanha radiofônica.

BIBLIOGRAFÍA
Renato Joya, Planificación de campanhas, ICER Costa Rica, 1999.

AS CAMPANHAS RADIOFÔNICAS (1)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.