LUCRÉCIA, UM CASAMENTO SEM FILHOS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Já tenho 35 anos e não posso ter filhos. Eu quero adotar, mas não há quem convença meu marido. Se não é meu, nada feito. Não o quer. Terá sentido um casamento sem filhos?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO PARQUE INFANTIL

LUCRÉCIA Olha, Estevão… Que bebês tão lindos e quantas mulheres grávidas.

ESTEVÃO Tá, Lucrécia, não me venha com essa história outra vez. É por isso que eu não gosto de vir a estes parques cheios de crianças. Vamos embora.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LUCRÉCIA Estevão e eu já temos 10 anos de casados e não temos filhos. Será que nunca terei essa felicidade?

CONTROLE MÚSICA EVOCAÇÃO

LUCRÉCIA Nos primeiros anos do casamento não nos preocupávamos. Estávamos começando a trabalhar e queríamos, antes de ter filhos, economizar algum dinheirinho para recebê-los sem problemas. Mas o tempo foi passando e…

EFEITO CAFETERIA

SÔNIA Escuta, Lucrécia, você está se cuidando?

LUCRÉCIA Por que a pergunta?

SÔNIA Pois, mulher, já não está na hora de encomendar a cegonha?

LUCRÉCIA Bom, sim, nos cuidamos. Mas te conto que já temos vontade de fraudas e chupetas. (RIEM)

CONTROLE MÚSICA NEW AGE ALEGRE

LUCRÉCIA Assim, Estevão e eu começamos a tentá-lo com verdadeira paixão…

EFEITO BEIJOS E SUSPIROS DE AMBOS.

LUCRÉCIA Mas embora insistíssemos e nos inspirássemos, nada.

SÔNIA Lucrécia, já?

LUCRÉCIA Não, amiga. Não sei o que está acontecendo.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE TRISTE

LUCRÉCIA Diante de tanta demora, pedi a Estevão que fizéssemos exames de fertilidade.

ESTEVÃO Vai você, Lucrécia. Eu estou bem.

LUCRÉCIA Como você sabe?

ESTEVÃO Bom, todos os meus irmãos têm filhos. Por que eu não?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Deu trabalho, mas o convenci.

EFEITO CLÍNICA

LUCRÉCIA Fizemos todo tipo de análise e os resultados foram negativos para os dois.

MÉDICO Sinto muito, senhor. Sinto muito, senhora. Ambos têm problemas. Precisam de um tratamento.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Mas o tratamento foi longo e custoso. E nada.

MÉDICO Bom, há outra possibilidade. Já pensaram em adotar?

LUCRÉCIA Adoção?

MÉDICO Sim, claro. Há muitas crianças que estão esperando uma família que os queira. Eu posso os orientar.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Olhei para o Estevão. Estava pálido e sério. A ideia de não poder ter um filho o decepcionava. Como todo macho que se respeite, ele queria ter um filho próprio. Eu fiquei pensando. Adotar? Humm… E por que não?

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

LUCRÉCIA Passaram os dias, os meses. Estevão e eu não voltamos a tocar no tema. Mas na minha mente e no meu coração, na ideia de adotar ia crescendo asas enormes.

EFEITO (REVER) RISADA E CHORO DE BEBÊ

LUCRÉCIA (SUSPIRA) Que seja uma menina (RISO)

CONTROLE MÚSICA NEW AGE ALEGRE

LUCRÉCIA Um belo dia de primavera, quando passeávamos pelo campo, disse a ele.

EFEITO AMBIENTE CAMPO

LUCRÉCIA Estevão…

ESTEVÃO Ahã?

LUCRÉCIA Adotemos uma menina.

ESTEVÃO O que disse?

LUCRÉCIA Que adotemos uma menina. Eu quero ter uma filhinha. E como não podemos…

ESTEVÃO Já disse que não.

LUCRÉCIA Então, um menino.

ESTEVÃO Lucrécia, não é questão de menina ou menino. Não quero filhos alheios. Se não podemos ter filhos próprios, não me interessa.

LUCRÉCIA Espere, Estevão, ouça-me. Vamos amá-la do mesmo modo, a educaremos, há tantas meninas sem família, sem amor.

ESTEVÃO Eu não poderia amá-la, Lucrécia. Não a sentiria como minha filha, não é meu sangue. Além disso, como poderíamos saber que não está doente?

LUCRÉCIA Também não o saberíamos se eu engravidasse.

ESTEVÃO Não, Lucrécia. Eu não quero adotar.

LUCRÉCIA Mas, que sentido teria nosso casamento sem filhos?

ESTEVÃO Já discutimos isso. Esqueça.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE TRISTE

LUCRÉCIA Desde daquele dia, uma enorme tristeza se apoderou de minha alma. Eu queria uma menina e a adoção parecia-me uma bela forma de tê-la. Estevão e eu nos davamos muito bem, salvo nesse ponto tão fundamental. Como comovê-lo?

ESTEVÃO (REVER) Já disse que não, Lucrécia. Não quero.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Já tenho 35 anos e nenhuma esperança de ter meus próprios filhos. Não é que ache que a mulher só se completa com a maternidade, não. Mas eu sim desejo ser mãe. Tenho direito de sê-lo. Por acaso Estevão não pode entender isso? Não sei o que fazer, não sei como agir. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO AMBIENTE CAMPO

ESTEVÃO Não, Lucrécia. Eu não quero adotar.

LUCRÉCIA Mas, que sentido teria nosso casamento sem filhos?

ESTEVÃO Já discutimos isso. Esqueça.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE TRISTE

LUCRÉCIA Ressenti-me muito com Estevão. Que diferença faz se o bebê é do meu corpo ou adotado? Eu me sinto capaz de amá-lo do mesmo modo. Tenho que convencê-lo.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LUCRÉCIA Mas o tempo passava e nada. Ele não dava seu braço a torcer e eu sonhava com uma menina.

EFEITO RISADA BEBÊ

LUCRÉCIA (PENSANDO) A chamaria de Rosinha (RI)

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LUCRÉCIA Quando meu sonho passava, caia na cruel realidade. Falar com Estevão era como dar murro em ponta de faca. Então, liguei para minha melhor amiga.

EFEITO DISCADO

LUCRÉCIA Sônia, quero conversar com você hoje mesmo. Sim, esta tarde no parque.

SÔNIA Perfeito.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE ALEGRE

EFEITO PÁSSAROS E CRIANÇAS BRINCANDO

LUCRÉCIA É isso, Sônia. Eu morro por um bebê e Estevão não quer saber disso.

SÔNIA Você tem um bom casamento, uma profissão, é uma mulher com muitas oportunidades. Não está contente?

LUCRÉCIA Claro que sim. Mas Estevão e eu seríamos muito mais felizes se tivéssemos uma família completa.

SÔNIA Para Estevão tudo está bem, se você insistir pensará que você o está obrigando a ser pai e isso trará problemas.

LUCRÉCIA Não, aprenderá a amar o bebê. Ele é um homem sensível, sabe dar amor.

SÔNIA Não sei não, Lucrécia. Não sei não.

LUCRÉCIA Faça-me um favor.

SÔNIA O quê?

LUCRÉCIA Há um lugar que tem crianças para adoção. Me acompanharia?

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

EFEITO CRIANÇAS BRINCANDO

LUCRÉCIA Nesse lar me informaram tudo o que era necessário para adotar um bebê. Mas me advertiram que não podia escolher, que poderia ser uma menina ou um menino. Não me importa. Quando saímos estava decidida. E assim disse a Estevão.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

LUCRÉCIA Estevão, vou adotar um bebê.

ESTEVÃO Não estou de acordo, Lucrécia. Já lhe disse isso.

LUCRÉCIA Por favor, faça-o por mim.

ESTEVÃO Faça o que quiser. Mas lembre que é contra minha vontade. Não me peça que o considere meu filho. Está claro?

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

LUCRÉCIA Apesar da resistência de Estevão, eu comecei os trâmites. Não me preocupa que ele não estivesse de acordo. Logo, quando o bebê lhe disser papai, se convencerá e o amará como eu. Tenho certeza.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO AMBIENTE CAMPO

ESTEVÃO Não, Lucrécia. Eu não quero adotar. Já discutimos isso. Esqueça.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE TRISTE

LUCRÉCIA Fui a um parque próximo. Lá as crianças do bairro sempre brincavam.

EFEITO CRIANÇAS BRINCANDO

LUCRÉCIA Fiquei olhando para eles e não pude conter as lágrimas. Eu que sou tão carinhosa, que sempre sonhei em ter muitos filhos, agora não posso tê-los. O que mais me dói é que Estevão não sinta o mesmo que eu.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LUCRÉCIA Ao voltar para casa, encontrei Estevão muito contente. Tinha preparado a mesa e servido umas coisinhas deliciosas que ele mesmo tinha feito.

ESTEVÃO Onde estava, Lucrécia? Estava chorando?

LUCRÉCIA É que… você sabe quanto quis ter bebês e não podemos tê-los.

ESTEVÃO Deixa disso, Lucrécia. Olha, jantamos e vamos ao cinema. O que acha?

LUCRÉCIA Bom… está bem.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

LUCRÉCIA E outro dia… (PAUSA) Estevão, liguei para um lugar de adoções e me disseram que…

ESTEVÃO Larga mão, Lucrécia. Não insista. Não quero um bebê adotado, entende?

CONTROLE MÚSICA TRISTE

LUCRÉCIA E outro dia…

ESTEVÃO Lucrécia… Lucrécia… Uns colegas nos convidaram para festa. Arrume-se e vamos.

LUCRÉCIA Assim? Tão de repente? Não sei.

ESTEVÃO Rápido. Qual é o problema? Não temos filhos que nos atem. Vamos.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Estevão não perde a ocasião de lembrar-me que podemos viver muito bem sem filhos. Eu sei que no fundo está frustrado, mas se fecha quando menciono o tema.

ESTEVÃO Tudo tem um por que, Lucrécia. Seguramente, Deus não quer que tenhamos filhos.

LUCRÉCIA Se é de Deus que se tratara, ele queria que adotássemos, que déssemos um lar a uma criatura sem pai nem mãe.

ESTEVÃO Não seja dramática. Já disse até cansar que se não é meu não quero. Não volte a insistir, Lucrécia.

LUCRÉCIA Mas, Estevão…

CONTROLE MÚSICA TENSA

LUCRÉCIA Não continuarei insistindo. Talvez ele tenha razão. Mas eu, serei capaz de viver sem a alegria de um filho? Nem sequer poderei ter netos! Enfim, a vida quis assim, é meu destino. Por outro lado, Estevão é um bom homem e me ama. Não devo pedir mais.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUCÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO AMBIENTE CAMPO

ESTEVÃO Não, Lucrécia. Eu não quero adotar. Já discutimos isso. Esqueça.

CONTROLE MÚSICA NEW AGE TRISTE

LUCRÉCIA Fiquei pensando. Por que tivemos essa má sorte? Lembro quando éramos recém-casados, sonhávamos em ter um casalzinho: uma menina e um menino.

ESTEVÃO (REVER) O menino se chamará como eu. E a menina como você.

LUCRÉCIA (REVER) Não seja tão conservador, não gosto do meu nome.

ESTEVÃO (REVER) Eu adoro o teu nome… Lucrécia, Luque, Luc…

EFEITO (REVER) RISOS AMBOS

CONTROLE MÚSICA NOSTÁLGICA

LUCRÉCIA Passaram os anos e também os risos. Eu vivia triste e Estevão amargurado.

ESTEVÃO (REVER) Já te disse, Lucrécia. Não quero adotar. Prefiro não ter filhos.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LUCRÉCIA Fiquei tão deprimida, que pensei em me separar de Estevão.

ESTEVÃO Como disse, Lucrécia? Ou seja, você não me ama. Só sou um instrumento para tua maternidade.

LUCRÉCIA Não, Estevão. Não diga isso. Não é assim.

CONTORL MÚSICA DRAMÁTICA

LUCRÉCIA Embora eu explicasse, ele tinha se fechado e eu não me resignava. Até que um dia…

EFEITO TELEFONE

MÃE É você, Lucrécia? Tenho uma novidade.

LUCRÉCIA O que é, mãe?

MÃE Uma menina.

LUCRÉCIA Como, o que disse?

MÃE Eu nunca lhe contei, mas tenho uma prima no campo e sua filha tem uma menina de três anos. É mãe solteira, está doente e não pode criá-la.

LUCRÉCIA Ela quer entregar para adoção?

MÃE Não, filha. Mas não pode mantê-la por enquanto, você ficaria com ela por um tempo?

LUCRÉCIA Um tempo? Até quando?

MÃE Até que a mãe se cure. Ou outra coisa.

LUCRÉCIA O quê?

MÃE Se a tomar como afilhada, talvez te deixe para criá-la. Não é tua filha, mas seria como se fosse.

LUCRÉCIA Mãe… sim! Eu a quero. Contarei a Estevão.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ESTEVÃO Uma menina de três anos? Está louca, Lucrécia.

LUCRÉCIA Estevão, é só por um tempo, até que a mãe dela fique curada. Além disso, não fique bravo comigo… mas já aceitei.

ESTEVÃO Como?

LUCRÉCIA Por seis meses, nada mais. Nos alegrará a vida, você verá.

CONTROLE MÚSICA TENSA

LUCRÉCIA A menina está conosco. É muito inteligente e encantadora, mas Estevão a trata com certa indiferença. Eu não lhe contei que serei sua madrinha, esperarei um pouco até que ele se acostume. Logo, quem sabe, a menina fique comigo.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

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p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Já tenho 35 anos e não posso ter filhos. Eu quero adotar, mas meu marido não há quem o convença. Se não é meu, nada. Não quer. Terá sentido um casamento sem filhos?_
_Primeira solução: Lucrécia adota um bebê contra a vontade de Estevão._
* _Segunda solução: Lucrécia se resigna a não adotar._
* _Terceira solução: Lucrécia recebe uma menina para educá-la._

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*Adoção*
“É uma medida de proteção à criança e ao adolescente pela qual, sob a vigilância do Estado, se estabelece de maneira irrevogável a relação paterno–filial entre pessoas que não a têm por natureza. Em consequência, o adotado adquire a qualidade de filho do adotante e deixa de pertencer a sua família consanguínea”. Código de los Niños y Adolescentes del Perú.

*A adoção responde fundamentalmente a necessidades de dois tipos*
* De um lado, a necessidade da criança que sofreu a perda ou o abandono dos pais de ter uma família que responda por sua educação e amparo.
* Por outro lado, a necessidade de satisfazer os papéis de paternidade e maternidade dos casais que, por diversas razões, não conceberam filhos.

*Quando adotar*

Antes de adotar, o casal deverá resolver muitos conflitos: quem é o responsável de não ter filhos? Como evitar reprovações de um ou do outro lado? Como enfrentar a infertilidade sem tomá-la como um insulto à masculinidade ou à auto-estima feminina? Como evitar a destruição do casal se não se tem “uma família ideal”?

Ser pai e mãe adotante implica muito preparo e um acordo firme do casal. Só com AMOR se cria um vínculo irreverssível entre as crianças e as pessoas dispostas a integrá-los dentro de suas famílias. O cuidado, a atenção, o estímulo, o afeto e a estabilidade emocional de sua nova família são fundamentais para o adequado desenvolvimento da criança em adoção.

bq. “A criança para o pleno, harmonioso desenvolvimento de sua personalidade precisa de amor e compreensão”. Princípio VI da Declaração dos Diretos da Criança, ONU 1959.

*Dificuldades que podem se apresentar*

A maior parte das crianças na adoção vêm com problemas emocionais.
Ser adotado lhes faz especiais. A relação com sua família adotante terá conotações muito particulares e necessidades diferentes a de outras crianças.
O sentimento de si mesmo será diferente para a criança que viveu sempre com seus pais biológicos. Podem sentir complexos e insegurança.
A questão de ser adotado voltará a surgir, consciente ou inconscientemente, em diversos momentos de seu crescimento e desenvolvimento.
Não há garantia de sua adaptação ao contexto social em que cresça.

*Temores das mães e pais adotivos*
* Se realmente podem oferecer amor a criança. Pode ocorrer de um membro do casal estar convencido e o outro o aceite só para agradar e não ferir a sensibilidade de seu cônjuge.
* De não saber como lidar com a criança, nem saber como tratá-lo.
* Do desconhecimento da história genética da criança.
* Das consequências que o conhecimento de sua adoção poderiam trazer para o filho.
* A que no futuro o filho ou filha queira encontrar seus verdadeiros pais.

*Riscos da adoção*
* Expectativas irrealistas ou inadequadas em torno da adoção e da criança que se adota.
* Instabilidade do casal que adota.
* Temas não resolvidos com a família de origem do adotado.
* Atitudes pouco comunicativas com seu parceiro e com a criança.
* Escassa expressão de afeto por não senti-lo de todo “seu”.
* Necessidade da aceitação da criança ante a família e amizades do pai e da mãe adotivos.

*Para completar*

* Preconceitos sobre a adoção em tua localidade
* Lei nacional para a adoção em teu país
* Lugares de orientação e programas para a adoção
* Estatuto da Criança e do Adolescente

*Como usar este programa?

Apresentar o tema.
* Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
* Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a
protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
* Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
* Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
* Você também pode convidar uma mulher que tenha adotado para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
* Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA

* Gladys Alejandra Rojas Sánchez, Adopción de niños.(enlace)* ¿Qué es adoptar?(enlace)