HERMÍNIA, CORRIGIR A PAULADAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Já estou farta de suas bebedeiras, de suas chegadas na madrugada com os amigos, do escândalo, de não estudar nada, de não trabalhar nada… Disseram-me que é preciso dialogar com os filhos. Não será melhor corrigi-los a pauladas?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

EFEITO CARRO ESTACIONA

CONTROLE MÚSICA JUVENIL (3 P)

HERMÍNIA Roberto, está ouvindo? É nosso filho, outra vez chegando de madrugada.

MARIDO Dorme, Hermínia. Amanhã veremos o que foi.

EFEITO TIC TAC

HERMÍNIA Dormir?… Como se fosse fácil!… Meu filho chegando a cada fim de semana alcoolizado. Com certeza anda com esse cara rico do carro esportivo. Claro que não dormi por toda a noite. E bem cedo…

EFEITO BATIDA NA PUERTA

HERMÍNIA Eduardo, filho… Eduardo…

EFEITO BATIDAS MAIS FORTES

HERMÍNIA (GRITA) ¡Eduardo!

FILHO (SONOLENTO) O que é, mãe?… Deixe-me descansar.

HERMÍNIA Descansar? Estás cansado, filinho? (IRÔNICA) É que trabalha tanto.

FILHO Ah, mãe… Não enche…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

HERMINA Deu meia volta e continuou dormindo. Isto acontecia desde que entrou na universidade. Nós não somos uma família rica, mas estamos fazendo um esforço para dar a ele a melhor educação. E como é lógico, vai a uma universidade privada. Assim começou a ter “vida social”.

CONTROLE MÚSICA JUVENIL

FILHO Mãe, não me espere. Vou chegar tarde.

HERMÍNIA Vai estudar, Eduardo? Tem uma prova?

FILHO Ai, mãe. A universidade não é só estudar. Tenho uma festa.

HERMÍNIA Mas, filho, nos últimos exames você não se saiu muito bem. E os estudos custam.

FILHO Não começa, mãe. Não quer que eu seja profissional? Na universidade também se fazem relações públicas.

HERMÍNIA Não entendo, você passa mais tempo em festas que nas aulas.

FILHO Sabe quem triunfa na vida? Os que têm amigos, não os que queimam as pestanas… Tchau, mami, bye!

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

HERMÍNIA Assim, cada semana. Essa noite chegou quase se arrastando. Outro dia, seus amigos fizeram tanto escândalo na porta que os vizinhos chamaram a polícia. Fiquei possessa com o seu bafo de álcool e sua cara-de-pau.

FILHO (BÊBADO) Olá, mami… O que está fazendo acordada a esta hora?

CONTROLE MÚSICA TRISTE

HERMÍNIA No dia seguinte, se levantou tardíssimo. Seu pai e eu o esperávamos para conversar.

EFEITO SALA DE JANTAR

HERMÍNIA Eduardo, teu pai e eu pensamos que você deveria trabalhar para ajudar-nos.

MARIDO Isso mesmo, filho. E justamente, meu compadre tem uma vaga para você. Precisa de um ajudante em sua loja.

FILHO Do que estão falando? Não percebem? Não tenho tempo. Se começo a trabalhar, não terei tempo para estudar. A universidade é muito exigente, mãe.

HERMÍNIA Não acho que seja tanto, você passa a maior parte do tempo em festas e bebedeiras.

FILHO Está me chamando de viciado, mãe? Acontece que a senhora não sabe como é a vida universitária porque nunca foi. Ou já, mãe?

MARIDO Não seja malcriado com tua mãe, Eduardo.

FILHO Por favor, pai, mãe. Claro, que não me entendem porque já não são jovens. É isso. E bem, eu vou indo, tenho um compromisso.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

HERMÍNIA Meu marido e eu ficamos tristes e preocupados. Nem Roberto nem eu estudamos na faculdade, ambos somos técnicos. E o nosso sonho era que ele fosse um profissional…

CONTROLE MÚSICA JUVENIL E GRITOS DE GAROTOS (3 P)

HERMÍNIA Mas já estou farta de seus escândalos, de suas chegadas de madrugada, dos amiguinhos. Para meu marido é um caso perdido e está a ponto de botá-lo para fora de casa. Não sei o que fazer. Estou desesperada. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

HERMÍNIA Você passa a maior parte do tempo em festas e bebedeiras.

FILHO Está me chamando de viciado, mãe? Acontece que a senhora não sabe como é a vida universitária porque nunca foi. Ou já, mãe?

MARIDO Não seja malcriado com tua mãe, Eduardo.

FILHO Por favor, pai, mãe. E bom, eu vou indo, que tenho um compromisso.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

HERMÍNIA Meu marido ficou muito irritado. E me culpou por tudo.

MARIDO Disse-lhe mil vezes, Hermínia. O que este garoto tinha que ter feito é arrumar um emprego e depois, com o dinheiro dele, ir estudar.

HERMÍNIA Mas tínhamos que dar-lhe a oportunidade, é nosso único filho.

MARIDO E o único que não faz nada pela vida. Percebe, Hermínia? É um bêbado e até se atreve a…

HERMÍNIA A o quê?

MARIDO A nos humilhar. Não o ouviu? Ele é um “universitário”!

HERMÍNIA Não fale assim.

MARIDO Pois eu te digo, Hermínia. Vou por esse aproveitador para fora de casa.

HERMÍNIA Mas, Roberto. Tenho medo que o percamos.

MARIDO Tem que aprender a ganhar a vida, Hermínia. Eu não aguento mais.

CONTROLE MÚSICA TENSA

HERMÍNIA Meu marido tem razão. Eu pensava a mesma coisa, mas não me atrevia a dizê-lo. Tomei coragem e naquela mesma noite…

HERMÍNIA Eduardo, teu pai e eu decidimos que você vai embora dessa casa.

FILHO O que está dizendo, mãe?

HERMÍNIA Vemos que você não se interessa por nada do que dizemos, os conselhos, as chamadas de atenção que te damos. Você já é adulto. Vai fazer tua vida, filho.

FILHO Está me pondo para fora de casa?

HERMÍNIA Não estamos te pondo, filho. Você já se foi faz muito tempo. Se quer afundar-se, se quer tocar o fundo, anda. E se quer sair da vida fácil, o fará por si mesmo. Prove para si mesmo.

FILHO Mas, mãe, te prometo… Eu vou mudar!… Por favor, não faça isso comigo! (SE PERDE)

HERMÍNIA Chorou, suplicou, jurou. Eu me mantive firme. Quero muito o meu filho, mas penso que ninguém faz a cabeça dos outros. Ele tem que ordenar sua própria vida. Talvez assim valorize o que seu pai e eu lhe demos.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução

HERMÍNIA Você passa a maior parte do tempo em festas e bebedeiras.

FILHO Está me chamando de viciado, mãe? Acontece que a senhora não sabe como é a vida universitária porque nunca foi. Ou já, mãe?

MARIDO Não seja malcriado com tua mãe, Eduardo.

FILHO Por favor, pai, mãe. E bom, eu vou indo, que tenho um compromisso.

CONTROLE MÚSICA TENSA

HERMÍNIA Nos deixou com o cabelo em pé. Nem estuda nem trabalha.

MARIDO É um sem-vergonha. Eu já me cansei, Hermínia. Não sei o que você vai fazer.

HERMÍNIA Vou falar com ele. Ele tem que me ouvir. Talvez não sabemos nos comunicar, aproximar-nos dele.

MARIDO (BRAVO) Porque é “universitário”? Por favor, está seguindo o jogo dele.

CONTROLE MÚSICA TENSA

HERMÍNIA Durante vários dias, meu marido não falou comigo e eu não falei com meu filho. Era uma situação muito tensa e não sabia como abordá-lo.

CONTROLE AMBIENTE HOGAR

HERMÍNIA Eduardo, filho. Quero conversar contigo.

FILHO Tá, mãe. O que é? Seja breve que tenho que estudar.

HERMÍNIA Você nunca tem tempo para falar, teu pai está chateado contigo.

FILHO Isso passa. Diga-me, o que a senhora quer?

HERMÍNIA Que deixe de beber tanto, que leve os estudos a sério. Você sabe que nos custa muito.

FILHO Quer conversar ou me jogar na cara teu sacrifício?

HERMÍNIA Filho!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

HERMÍNIA Foi embora. E naquela noite, como era sexta, desapareceu.

MARIDO Eu te disse, Hermínia. Não entende nossas razões.

HERMÍNIA Não me darei por vencida. Você vai ver que pouco a pouco mudará, voltará a ser o garoto de antes.

MARIDO Faça o que achar melhor. Mas eu não tenho vontade de continuar com isso. Você que se vire com esse vagabundo!

HERMÍNIA Não, não posso resignar-me a ver meu filho se afundando cada vez mais. Eu sei que com carinho, com paciência, vou conseguir. É meu filho e o amor de mãe pode tudo. Vocês que são mães, não fariam o mesmo?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DE LA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

HERMÍNIA Você passa a maior parte do tempo em festas e bebedeiras.

FILHO Está me chamando de viciado, mãe? Acontece que a senhora não sabe como é a vida universitária porque nunca foi. Ou já, mãe?

MARIDO Não seja malcriado com tua mãe, Eduardo.

FILHO Por favor, pai, mãe. E bom, eu vou indo, que tenho um compromisso.

HERMÍNIA Compromisso? De jeito nenhum, mocinho.

EFEITO BUZINA CARRO

FILHO Tenho que ir.

HERMÍNIA Não irá a parte alguma. Você não vai a sair.

FILHO Estão me esperando…

HERMÍNIA Pois que se cansem de esperar. Como canso eu quando você chega de madrugada.

FILHO Estás louca, mãe… Está louca!

PAI Eduardo!

FILHO O senhor também, pai? Não é homem? Não tem amigos?

MARIDO Tua mãe disse que você não sai. Obeça.

EFEITO PORTA BATENDO

CONTROLE MÚSICA TENSA

HERMÍNIA Mas saiu. Claro que saiu. Como sempre, naquela noite chegou muito tarde. E muuuito alegre…

EFEITO RISADAS DE RAPAZES

HERMÍNIA No dia seguinte…

FILHO Mãe, cadê o café da manhã?

HERMÍNIA Já não chegou de café tomado? Você chegou quase já era dia.

FILHO Ai, mãe. Não seja maldosa.

HERMÍNIA Sim, Eduardo. Tua mãe é muito maldosa. Tanto, que te avisa que não haverá mais café da manhã, nem almoço, nem janta para você.

FILHO O que houve, mãe?

HERMÍNIA Nada do outro mundo. Só que já me cansei de aguentar você. E por favor, Eduardo, se ficar até tarde pela rua, não venha nem sequer para dormir.

CONTROLE MÚSICA TENSA

HERMÍNIA Novamente, chegou depois da meia-noite. O ouvi na cozinha.

FILHO (3 P) Aqui não há nada para comer!… Que casa é esta?

HERMÍNIA O que está fazendo aqui, Eduardo?

FILHO Tenho fome, mãe.

HERMÍNIA Já disse para você não voltar tão tarde.

FILHO É injusto, mãe! Eu estudo pacas, não entende?

HERMÍNIA Quem não entendeu nada é você, Eduardo. Ouça. A coisa é mais séria do que você imagina. Teu pai e eu já não pagaremos a universidade.

FILHO Como? Vão me tirar também o direito de estudar?…

HERMÍNIA Sabe, Eduardo, se você é adulto para a diversão, será adulto para ganhar o seu feijão e estudar, se é que você quer fazê-lo de verdade.

FILHO Mãe!

HERMÍNIA Olhou-me entre surpreendido e desafiador. Seguramente, não acreditava em nada do que estava ouvindo. Vou sentir muito se ele não estudar, é verdade. Mas ele verá o que faz. Dizem que os burros aprendem a pauladas…e alguns filhos, também.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

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p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Já estou farta de suas bebedeiras, de suas chegadas de madrugada com os amigos, do escândalo, de não estudar nada, de não trabalhar nada… Dizem que é preciso dialogar com os filhos. Não será melhor corrigi-los a pauladas?_

_Primeira solução: Hermínia põe o filho para fora de casa._
* _Segunda solução: Hermínia tenta mudar seu filho dialogando com paciência._
* _Terceira solução: Hermínia permite que ele viva na casa, mas sem alimentá-lo nem pagar os estudos._

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*Zonas de conflito mais habituais na família*

* As tarefas domésticas: quem faz o que na casa, deveres e responsabilidades.
* Os horários: mãe e pai saem para trabalhar, os filhos e filhas estudam, como organizar as tarefas da casa?
* A roupa: cada membro da família tem sua personalidade e seus gostos.
* As amizades: nem todas as amizades são aprovadas pela mãe e pelo pai, como tratar este espinhoso problema?
* O dinheiro: os filhos e filhas são dependentes economicamente. Dar uma mesada? Mantê-los até grandes? Devem trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro?
* Os estudos: é responsabilidade dos filhos e filhas. É seu dever estudar, os pais e mães podem supervisioná-los, não substituí-los.
* A independência: o que significa? Fazer o que quiserem, sob a proteção da família ou se virar sozinhos?

*Passos para abordar um conflito de forma satisfatória, negociada e assertiva*

* Preparar a situação

Eleger o momento e lugar adequado.
Começar com um comentário positivo.

* Definir o conflito

Quais são nossas necessidades e interesses?
Descrever o comportamento que provocou ou provoca o conflito com informação precisa.
Abordar unicamente um problema.
Evitar insultos, etiquetas. Evitar os “você é um…” e os “sempre…”, usando os “quando…”.
Não acusar o filho e avaliar a própria responsabilidade no conflito.
Enviando “mensagens EU”: o que significa o conflito para mim, como me sinto.

* Oferecer alternativas

Pedir para o filho, que coloque alternativas.
Expor como mãe/pai alternativas para o conflito.

* Avaliar alternativas e decidir uma solução ou soluções negociadas
A solução para o conflito, deve ser consensual. Deve ser satisfatória tanto para o pai/mãe como para o filho/a.

* Colocar em prática a decisão e comprovar como funciona:

Não vale só chegar a um acordo, este deve ser cumprido e avaliado por ambas as partes.
Elogiar se nosso interlocutor realiza a mudança solicitada.

*Para completar…*

* Se você conhece um caso como este, como foi resolvido?
* Lugares de apoio psicológico a mães e pais com problemas de relação com seus filhos ou filhas
* Existe uma escola de pais e mães em tua localidade? Endereço e telefone

*Como usar este programa?

1.Apresentar o tema.
2.Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3.Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a
protagonista? O que você faria em um caso semelhante? Como terminará este
conflito?).
4.Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5.Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6.Você também pode convidar várias mães e pais para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7.Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.