O ROMANCE DA FRAGATA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Vem conhecer a pequena ilha Seymour Norte, no arquipélago de Galápagos.

CONTROLSICA SUAVE E MÁGICA

LOCUTORA Parecia um bosque encantado às margens do mar. A brisa, o cheiro refrescante de sal, as árvores de capim santo cualhados de maçãs gigantes e vermelhas.

CONTROL SUBESICAGICA

LOCUTORA Mas não, não eram maçãs. Eram pássaros. O bosque estava cheio de uma das aves mais pintorescas do planeta: a fragata real.

EFEITO REVOADA E CANTOS

LOCUTOR A pequena ilha Seymour Norte, no arquipélago de Galápagos, é cúmplice todos os anos do apaixonado romance das fragatas.

LOCUTORA Negras e de grande tamanho, com o rabo bifurcado, nenhuma outra ave marinha lhes ganha fazendo acrobacias no ar. Sem muito azeite nas asas, preferem não zambulir-se e perseguem até o cansaço a outras aves para piratear-lhes o alimento.

LOCUTOR Pescam sobre a superfície do mar em frações de segundos. Capturam até os peixes voadores. As fragatas são as donas do ar.

CONTROLSICA ROMÂNTICA

LOCUTORA Mas quando o amor chama, quando é tempo de acasalar-se, estes magníficos aviadores esquecem a pesca e as piruetas aéreas.

LOCUTOR Os machos pousam nas árvores. Para chamar a atenç ão das fêmeas, hincham uma membrana de cor vermelha intensa que têm no bucho.

LOCUTORA Por cima, sobrevoam as fêmeas. Estão decidindo qual a companheira que mais lhes agrada. Sobem e descem, planeiam, não se decidem.

LOCUTOR Os machos se impacientam e tensam ainda mais as bolsas vermelhas, como globos reluzentes. Parecem rebentar com a pressão.

LOCUTORA Mas as fêmeas seguem revoando sobre o bosque sem mostrar nenhuma pressa.

LOCUTOR Os machos já não sabem o que mais podem fazer para atrair às indecisas pretendentes. Abrem as enormes asas, agitando-as vigorosamente. O barulho que fazem com o bico torna mais premente o encontro.

LOCUTORA Uma fêmea se sentiu seduzida por esta exibição. Aterriza junto ao macho. Este move a cabeça para um lado e para o outro, saudando-a. Ela corresponde da mesma forma. A companheira faz ressoar seus bicos em sinal de alegria. Quando a fêmea dá o seu consentimento, só então o macho a toca, envolvendo-a com uma de suas asas. E fazem o amor.

CONTROLSICA ROMÂNTICA

LOCUTOR A lua de mel começa com a construção do ninho. Ambos carregam os raminhos sobre os quai a fêmea porá um ovo, só um. E ambos também se dedicam a incubá-lo em altenando-se durante uma semana.

LOCUTORA Quando nasce o filhote, mãe e pai o protegem. Comerá na boca deles, soltará penas, ficará no ninho vários meses antes de buscar o alimento por sua conta. Todavia necessitará cinco anos para aprender de seus pais todos os truques do ofício de voar.

CONTROL REVOADA    

LOCUTORA Ilha Seymour Norte, no arquipélago de Galápagos. Passaram vários meses e novamente o bosque se tornou encantado. As árvores ficaram novamente carretadas de maçãs gigantes. São as fragatas reais que voltam a inchar os buchos vermelhos, chamando a companheira, esperando o amor.

BIBLIOGRAFIA
Michael H. Jackson, Galápagos, Fundación Charles Darwin, Calgary Press, 1997.