O VENENO DA KOKOI

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Uma pequena rã é o ser vivo mais mortífero do planeta.

LOCUTOR Você sabe qual é a substância mais venenosa, o veneno mais mortífero criado pela Natureza? Talvez aquele que se esconde no papo das cascavéis? Ou o áspide, víbora assassina?

LOCUTORA Ou quiçá este macabro recorde corresponda ao cianureto com seu odor característico de amêndoas amargas? Ou ao arsênico, conhecido como o rei dos venenos por ter acabado com a vida de tantos monarcas?

EFEITO AMBIENTE SELVA

LOCUTOR Por incrível que pareça, o veneno mais mortal o segregam umas minúsculas e simpáticas rãs da selva sul-americana que saltam alegremente sobre o solo úmido.

EFEITO COACHAR

LOCUTORA Confiam tanto em suas defesas químicas que em momento algum tentam se esconder de seus inimigos.

LOCUTOR Ninguém se mete com elas. Ninguém atrapalha o seu caminho. É a mesma coisa que pular sobre uma tarântula ou chegar perto do nariz de um leopardo.

LOCUTORA Algumas são amarelas, outras verde limão, rosa brilhante, azuis, vermelhas com pintas negras.

LOCUTOR Os índios do Chocó colombiano as conhecem como rãs kokoi.

EFEITO GOTAS

LOCUTORA As capturam com extremo cuidado e as assam sobre o fogo para que gotejem o veneno de sua pele. Com esta sustância untam as pontas de suas flechas e os dardos da zarabatana.

LOCUTOR Uma pequena rã de três centímetros dá veneno suficiente para cinquenta flechas. Estas, ao cravar-se na vítima, a deixam totalmente paralisada.

LOCUTOR Para matar um homem, é suficiente uma quantidade menor que um grão de sal fino deste veneno.

EFEITO COACHAR

LOCUTOR Entre as kokoi, destaca-se a “Phyllobates terribilis”, de cor amarela, o ser vivo mais venenoso do planeta. Um dardo que tenha tocado a pele desta rã conserva sua capacidade mortífera durante mais de um ano.

CONTROLESICA SELVAGEM

MÃE (CANTIGA) Sana, sana, culito de rana…

LOCUTOR De pequenos, quando nos machucávamos em algum lugar, nossa mãe costumava acariciar a parte dolorida cantarolando essas palavras.

LOCUTORA Nossa mãe estava certa, porque esse mesmo veneno, bem dosado, tem aplicações medicinais, serve para acalmar a dor muito mais eficazmente que a morfina.

LOCUTOR As rãs kokoi, um dos recursos mais importantes da fauna centro e sul-americana, estão sendo “patenteadas” por farmacêuticas estrangeiras.

EFEITO COACHAR

LOCUTORA Talvez nossas rãs tenham veneno suficiente para se defender do pior dos depredadores: as empresas multinacionais.

CONTROLESICA EVOCADORA

LOCUTORA Deixe se surpreender pela Natureza. Ela não te pertence. Você pertence a ela.

O VENENO DA KOKOI

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.