UBUNTU STUDIO (3)
Sugestões para completar o Sistema Operacional com algumas aplicações e programas.
Na semana passada fizemos uma pausa no caminho nesta série de radioclips sobre Ubuntu porque estávamos de encontro. Celebrou-se em Quito o I Congresso de Cultura Livre. Foram dias para dialogar sobre Propriedade Intelectual e Software Livre. As exposições já estão compartilhadas livremente na web do Congresso: http://congresoculturalibre.org/
No último radioclip terminamos de instalar Ubuntu Studio. Na web você pode conseguir vários manuais para aprender o uso em detalhe deste Sistema Operacional. Recomendamos este do Instituto de Tecnologias Educativas do Ministério de Educação da Espanha.
Hoje vamos dar algumas pistas para “tunar” Ubuntu a teu gosto. Como você já viu, é muito parecido aos outros SO que já usou. Não é nada complicado.
Do botão do menu, você acessa a lista de todos os programas instalados. Também há “Lugares”, para procurar arquivos nos discos ou dispositivos USB. Em “Sistema” está a seção “Preferências” na qual encontrará a opção “Aparência”. Na janela que se abre você pode escolher as cores e formas das janelas do sistema.
Em Sistema / Administração / aparecem as opções de data e hora, gerenciamento de impressoras e uma utilidade para a instalação de programas chamada Gestor de Pacotes Synaptic. Tem um buscador para encontrar e instalar aplicações de Ubuntu Studio. Vejamos algumas.
O primeiro pacote que devemos procurar é Libre Office (antigo Open Office). É o conjunto de programas integrado por um processador de textos, a folha de cálculo e as apresentações de slides. Ao escrever o nome do programa e clicar em “aceitar”, o gerenciador de pacotes pedirá confirmação para instalar outras aplicações relacionadas para que este e outros programas funcionem corretamente. Clique em “aceitar”.
A vantagem do Libre Office é que abre arquivos de outros processadores de textos, como os de extensão .doc e também exporta em PDF.
Outras utilidades interessantes que podemos buscar e instalar são:
– “libreoffice integracion gnome”: pacote para integrar da melhor forma Libre Office com a interface gráfica de GNOME, que é a que traz instalada Ubuntu Studio.
– “pfdimport”: abre arquivos pdf no processador de textos chamado “Writer”.
Ubuntu traz instalado por suposto Firefox para navegar na Internet. Sem dúvida alguma é atualmente o melhor navegador, de modo que não é preciso instalar nenhum outro. No caso de que não apareça em teu idioma, instale “firefox-locale-br” do Gerenciador Synaptic.
Também busque e instale “unrar” e “p7zip”. São descompactadores de arquivos comprimidos que têm as extensões rar e zip.
E enquanto vai conhecendo Ubuntu mais a fundo, vamos preparando o próximo radioclip com alguns outros programas livres para video, ftp, chat,…
Lembre-se que você pode escrever para o Consultório Técnico de Radialistas para qualquer dúvida com Ubuntu Studio.