SERIE KILLARICOCHA, A MALDIÇÃO DA ABUNDÂNCIA

KILLARICOCHA, A MALDIÇÃO DA ABUNDÂNCIA
Tudo estava calmo na cidade de Killaricocha até aquele dia em que três caminhões pretos chegaram e se aproximaram da lagoa redonda e azul que fornece água para toda a comunidade ...

A mineração a céu aberto, infelizmente, se tornou a moda econômica na América Latina. Governos progressistas e governos de direita parecem ter encontrado a varinha mágica do desenvolvimento assinando contratos com transnacionais chineses, gringenses e canadenses que exploram os recursos não renováveis de nossos solos o mais rápido possível. Esses governos nos prometem trabalho e felicidade graças ao investimento dessas empresas estrangeiras. Essa beleza é tão verdadeira? Estamos no século 21 ... ou voltamos ao extrativismo do século XVI?

Essa radionovela polêmica questiona a megaminería, destruidora da Mãe Terra e as alternativas ao modelo econômico extrativista. Incentive-se a passar esta novela de rádio. E para discutir o conteúdo com seus públicos. E para nos dizer como foi a recepção. E compartilhá-lo com outras estações, com grupos, com movimentos sociais. O problema é urgente e pode ser devastador para os nossos países: uma produção da Fundação Rosa Luxemburg e Radialistas Apaixonados e Apaixonados.